(Review 192) - Uma dobra no tempo (Time-Quintet #1) - De repente, no último livro

1 de mayo de 2018

(Review 192) - Uma dobra no tempo (Time-Quintet #1)


Título original: A wrinkle in time
Autor: Madeleine L´Engle
Editora: Harper Collins Brasil / Océano Gran Travesia (Argentina) / Square Fish (EUA)
Saga: Time-Quintet #1

Páginas: 240
Goodreads / Amazon / Skoob / Saraiva
Um clássico da fantasia e da ficção científica emerge! Era uma noite escura e tempestuosa; a jovem Meg Murray e seu irmão mais novo, Charles Wallace, descem para fazer um lanche tardio quando recebem a visita de uma figura muito peculiar. "Noites loucas são a minha glória", diz a estranha misteriosa. "Foi só uma lufada que me pegou de jeito e me tirou da rota. Descansarei um pouco e seguirei meu rumo. Por falar em rumos, meu doce, saiba que o tesserato existe, sim". O que seria um tesserato? O pai de Meg bem andava experimentando com a quinta dimensão quando desapareceu misteriosamente... Agora, com a ajuda de três criaturas muito peculiares, chegou o momento de Meg, seu amigo Calvin e Charles Wallace partirem em uma jornada para resgatá-lo. Uma jornada perigosa pelo tempo e o espaço. Uma dobra no tempo é uma aventura clássica, que serviu de inspiração para os mestres da fantasia e ficção científica do mundo, agora adaptada para os cinemas pela Disney. Junte-se à família Murray nesta jornada, entre criaturas fantásticas e novos mundos jamais imaginados. 
 Resenha:

Uma dobra no tempo foi um livro que apareceu de repente na minha TBR. A Harper Collins me enviou de surpresa o exemplar da segunda parte, Um Vento à porta e eu achei a edição tão linda com a sua charmosa capa dura lilás que quis logo conferir a primeira parte. Além disso o livro já ganhou sua adaptação vinda diretamente dos estúdios Disney e o elenco é de primeira classe.

O inicio de Uma dobra no tempo me pareceu bastante confuso. O livro já começa intrigando, pois o pai dos protagonistas da história, Meg Murry e Charles Walace simplesmente desapareceu sem deixar pistas há um bom tempo. A vida na casa dos Murry desde então tem sido dificil. Charles é um menino diferente, especial e por isso mesmo incompreendido. Meg tem que lidar com a pressão de não ser tão boa quanto seus irmãos gêmeos, e suportar os olhares e comentários à respeito do desaparecimento de seu pai. E a mãe das crianças oculta a tristeza escrevendo diariamente cartas que jamais chegam ao seu destino. 
Quando Charles conhece três senhoras especiais, a vida dos Murry começa mudar. As três misteriosas senhoras precisam da ajuda das crianças para vencer uma força sinistra que ameaça à todos, em várias dimensões. E, justamente nessa missão as crianças terão a possibilidade de enfim encontrar e ajudar o pai desaparecido. 

Uma dobra no tempo é uma leitura muito rápida, original, que apresenta um conceito que pra mim foi novo e até um pouco complicado de entender no princípio. A autora mistura conceitos da física e da matemática para nos explicar como é possivel tesserar, ou seja, dobrar o tempo, em uma viagem que permite que, rapidamente, uma pessoa navegue de uma dimensão à outra, bem longinqua.

Eu gostei da ambientação, a autora soube criar mundos paralelos, distintos e dar à cada um ares que o diferenciam do anterior. Eu imagino que em uma adaptação esse será um dos pontos fortes.

Outra boa surpresa foi deparar-me com um livro recheado de referências cristãs. Foi gostoso de ler porque tudo está ali contido de maneira bastante sutil, porém a autora consegue passar mensagens importantes e fazer o leitor entender as referências biblicas que ela usa, sem perder o rumo da história e sem tornar a história maçante. Na verdade eu achei que todas as citações (que são poucas,e além disso, como disse anteriormente, todas inseridas sutilmente) combinaram perfeitamente com a trama e até ajudam o leitor a sentir-se mais envolvido na historia.

Em resumo, Uma dobra no tempo é uma obra de ficção cientifica que consegue também estar carregada de toques humanos, de mensagens inspiradoras de coragem e fé, e ao meu ver, essa é uma mistura que funcionou perfeitamente e trouxe à obra um toque único, que a transforma em um clássico delicioso de ser lido.

Um Vento à Porta

Related imageMadeleine L`Engle foi uma escritora americana, nascida em Nova York, no ano de 1918. Ficou conhecida por seus livros dedicados à literatura juvenil, sendo especialmente famosa por sua série Time-Quintet (Uma dobra no tempo), da qual foi ganhadora do prêmio Newberry. A série foi publicada em diversos idiomas, ao redor do mundo. 
Madeleine faleceu em 2007, deixando publicados ao longo de sua vida mais de sessenta obras. 










Alice

26 comentarios:

  1. Oi Alice,
    Não sei se vejo o filme ou se leio o livro, rs.
    Não faz muito meu estilo de leitura, mas visualmente sim. Estou animada com a premissa.
    E a edição física deste livro está maravilhosa!!!!
    Beijos
    https://estante-da-ale.blogspot.com.br

    ResponderBorrar
  2. Uma pena que a autora est[a sendo super reconhecida só agora com a adaptação de sua obra.
    Eu também acho o começo da história super confusa heheheh aliás, a primeira vez que li Uma Dobra no Tempo, desisti nas primeias páginas não entendia nada, mas depois eu peguei e li de novo e adorei.
    Os personagens são maravilhosos e a história belíssima ♥

    ResponderBorrar
  3. Oi Alice! Vi umas resenhas bem negativas do livro, mas a sua me deixou animada novamente para ler e confio na sua opinião. Não consegui ver o filme, mas quero ler o livro antes. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderBorrar
  4. Gostei da resenha Alice. Vi o trailer deste filme há um tempinho atrás, mas nunca tinha lido uma crítica a respeito do livro. Apesar de não fazer muito o meu estilo, me pareceu ser bem interessante. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderBorrar
  5. Oi Alice!
    Ainda não tive oportunidade de ler, mas quero muito! Fiquei apreensivo quanto a linguagem no começo, achando que por ser clássico podia ter uma escrita mais coloquial, mas pelas resenhas que vi, tudo ta de boa. Quero muito. Parecer ser extremamente tocante. Fiquei curioso desde que vi o trailer da adaptação. Que inclusive ainda não vi também. Quero ler antes de vê o filme.

    Abraços
    David
    http://territoriogeeknerd.blogspot.com.br/

    ResponderBorrar
  6. Oi, Alice!

    Admito que não é uma obra que me interessa muito, mas sua resenha positiva me deixou curiosa e talvez até desse uma chance pra história!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderBorrar
  7. Oi
    que bom que curtiu a leitura, quero muito ler o livro, pois parece ser ótimo, o filme também chamou a atenção pelo que vi no trailer.

    http://momentocrivelli.blogspot.com

    ResponderBorrar
  8. Oi Alice, tudo bem? Por incrível que pareça eu não achei Uma dobra no tempo complicado achei o segundo com uma ambientação mais difícil de ser compreendida, confesso rs Eu adorei o trio protagonista e a escrita da autora tb, espero poder ler a série toda!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderBorrar
  9. Oi, Alice
    Uma dobra no tempo ainda é uma trama confusa e intrigante pra mim, acho que só lendo mesmo para entender melhor o enredo, porém não sei se leria. A trama não me cativou ao ponto de querer lê-la, ainda assim não vou descartar a hipótese.
    Beijos
    http://www.suddenlythings.com

    ResponderBorrar
  10. Oi, tudo bem? Não conheço , mas pela sua resenha é muito bom. Parecer ser extremamente tocante. Fiquei curiosa desde que vi o trailer da adaptação. Que inclusive ainda não vi também. Quero muito ler antes de vê o filme.

    ResponderBorrar
  11. Oi, Alice

    Sempre leio os blogueiros falando que o começo do livro é meio complicadinho de entender.
    Eu não curto o gênero, e vou te falar que nem sabia da existência desse livro até o momento em que o trailer foi divulgado. Rs
    Gosto da ideia de mundos paralelos e viagens entre dimensões, mas não nesse contexto, que acho muito juvenil. Quando o filme chegar na tv à cabo eu assisto, pelo menos vou conhecer um pouco da obra.

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderBorrar
  12. Oi, Alice!
    Apesar de toda a divulgação e de tantas resenhas, esse não é um livro que me cativou para a leitura. Não me chamou muito a atenção e sei que posso me arrepender, mas acho que vou direto para o filme haha
    Beijinhos,

    Galáxia dos Desejos

    ResponderBorrar
  13. Eu não sabia que "Uma dobra no tempo" ganhou adaptação da Disney... Me parece ser um livro muito bem elaborado, inclusive. Gostei bastante da sua resenha e vou deixar sua dica anotada!

    ResponderBorrar
  14. Estou com ele no Kindle para ler e já vi muita gente elogiando, quero ver se consigo ler logo.
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderBorrar
  15. Oi, tudo bem?
    Tenho visto muitos comentários sobre este livro e o segundo, sua resenha mostra bem porque. Apesar de ser a leitura do momento de muitos leitores, não me chamou tanto assim a atenção a ponto de querer ler. De momento passo a dica, porém não descaro a possibilidade vir a ler em algum outro momento; Amei sua resenha e seu blog é muito fofo! Parabéns e sucesso!
    http://colecionandoromances.blogspot.com.br/

    ResponderBorrar
  16. Oi, Alice!
    Eu não tenho taaanta vontade de ler esse livro, mas parece que ele está encantando todo mundo.
    Quanto a Trono de Vidro, eu quase larguei no segundo livro, mas o terceiro a mulher dá uma repaginada na história que ó... valeu a pena continuar.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderBorrar
  17. Oi Alice,

    Esse livro tá na minha lista de desejados desde que vi a primeira postagem sobre ele.
    Já li algumas opiniões controversas, mas eu tenho interesse em ler justamente por ser um livro bem singular, com uma ambientação bem original. Vou gostar dessa coisa meio "ficção científica" sem ser tão robótico, só fico meio incomodada com o início ser um pouco confuso, porque isso pode esfriar minha vontade de ler.

    Beijos
    http://espiraldelivros.blogspot.com/

    ResponderBorrar
  18. Olá Alice, tudo bem? Eu ainda não assisti o filme completo mas, pelas cenas que vi ele parece ter muita fantasia misturada com ciência, não entendi qual a importância daquelas três mulheres extravagantes tem na história, já que elas precisam da ajuda das crianças. Por isso ainda estou resistente em terminar de assistir o filme completo.
    Quanto ao livro eu já estou inclinada a lê-lo principalmente, por causa da capa. Espero gostar tanto da história quanto você.

    Beijos e Abraços VIVI
    http://resenhasdaviviane.blogspot.com

    ResponderBorrar
  19. Oi, tudo bem?
    Eu comecei a ler esse livro, mas achei a leitura bastante arrastada. Como você disse, o começo é muito confuso e acho que isso acabou fazendo com que eu não conseguisse me conectar com a leitura.
    Gostei de ler a resenha e ver o quanto você gostou da leitura. Acho que essa parte da física e da matemática será confusa para mim, mas o fato do livro ter uma ambientação interessante e transmitir mensagens importantes são fatores que me animam um pouco mais a ler.
    Eu provavelmente farei uma nova tentativa com esta leitura, até por já ter o livro, e sua resenha me deixou mais motivada.
    Beijos!

    ResponderBorrar
  20. Olá, tudo bem?
    Adorei a resenha. Parece um livro bem envolvente e cheio de ensinamentos. Estou louco pra ler e fiquei feliz que esses ensinamentos e o lado cristão e bem sutil. Em algumas obras mais antigas a gente também nota essa pegada dos autores. Espero ler logo.

    ResponderBorrar
  21. Ser surpreendido é maravilhoso, ainda mais por um livro que estão falando tanto. legal que você deu uma chance para o livro e não se arrependeu. Eu não li ainda, e por enquanto não tenho pretensão.
    Bjs Rose

    ResponderBorrar
  22. Gostei bastante dessa leitura. Ainda não consegui ver a adaptação da Disney, mas pretendo fazer isso em breve. O livro me surpreendeu positivamente, pois dificilmente curto leituras que envolvem religião e ciência.

    Beijos
    Sai da Minha Lente

    ResponderBorrar
  23. olá. não sabia que o livro tinha ganhado adaptação e quero conferir, a obra já conheço e só leio elogios, adoro ficção científica, sei que vou amar essa leitura.

    ResponderBorrar
  24. Olá não gosto de livros de ficção científica e esse não despertou o meu interesse. Gostei da sua resenha mais eu passo a dica desse livro

    ResponderBorrar
  25. Oi, tudo bem?
    Eu não conhecia esse livro e de cara fiquei apaixonada pelo exemplar na sua foto, pois o mesmo parece estar lindo kkkk Bom, eu não costumo ler ficção científica e apesar desse livro ter uma adaptação da Disney, eu ainda não conhecia essa história. A premissa é interessante, gostei de saber que para você foi algo original, pois não é fácil achar algo assim, né? Enfim, gostei da dica, vou ver se leio algum dia.

    Beijos :*

    ResponderBorrar



Subir