28 de julio de 2018
(Review 220) - As Elizas
Título original: The Elizas
Autor: Sara Shepard
Editora: Harper Collins (Brasil) / Atria Books (EUA)
Páginas: 384
Gênero: Suspense / Mistério
Gênero: Suspense / Mistério
Sara Shepard, autora da série best-seller Pretty Little Liars, deixa sua marca em mais uma história com uma narrativa hitchcockiana cheia de mentiras, memórias falsas e uma protagonista que precisa descobrir a verdade para sobreviver. Quando a escritora iniciante Eliza Fontaine é encontrada no fundo da piscina de um hotel, sua família acredita ter sido mais uma tentativa de suicídio fracassada. Mas Eliza jura que foi empurrada, e sua única testemunha é quem a salvou. Desesperada para encontrar o culpado, Eliza toma para si a investigação do caso. Mas, conforme a data de lançamento de seu primeiro livro se aproxima, ela se vê com mais perguntas que respostas. Porque a editora, agente e família estão misturando os acontecimentos de sua vida com os de seu livro? Ele não é totalmente ficcional?
Resenha:
Sara Shepard é um guilty pleasure desde que comecei a ler e descobri Pretty Little Liars. Como não amar? É aquela autora que consegue pegar uma história que poderia ser típica e transformar em algo grande, delicioso de ler. A ambientação é sempre requintada, transportando o leitor à um mundo cheio de finesse mas também de muito segredinhos sórdidos. E quem não curte esses elementos em uma história?
Além disso os personagens que Shepard nos traz são sempre controvertidos, disfuncionais, gente que sempre esconde uma carta na manga (ou quem sabe uma arma também?). Eu adoro como a autora brinca com a mente do leitor, as histórias dela sempre nos fazem questionar se o que estamos lendo é realmente real ou produto da mente alucinada de seus personagens. Há momentos em que as situações são tão ardilosas que parecem tiradas dos melhores livros de vilões já lidos. E a maneira como tudo está narrado, oferecendo em detalhes os perfis de seus personagens e o lado mais pessoal de suas vidas, permite ao leitor sentir-se quase como um observador oculto, um stalker talvez, alguém pronto pra encontrar a brecha certa que revelará de vez os segredinhos ocultos e as máscaras tão bem delineadas por seus personagens.
Eu nunca tinha lido um suspense adulto de Sara. Todos os livros que li eram juvenis, com personagens adolescentes, vivendo vidas adolescentes. Foi revigorante ler algo diferente da autora, uma trama mais madura, com uma personagem que surpreende por ser simplesmente um poço de contradições.
Eliza não confia nem nela mesma. Simples assim. Suicida em potencial, Eliza convive com surtos psicóticos e lapsos de memória bem estranhos. Ela acha que tudo é culpa daquele tumor horroroso que teve ainda na infância. Menos mal que os médicos conseguiram remover tudo. Porém, porque Eliza ainda manifesta os sintomas típicos da doença?
Apesar dos altos e baixos, Eliza conseguiu escrever um livro em praticamente uma sentada. A escritora iniciante deu sorte e conseguiu encontrar uma editora interessada em seu livro, As Dots. Quando Eliza sofre um acidente em uma piscina de um hotel em Salt Lake, o escândalo da possível tentativa de suícidio ajuda ainda mais o livvro a bombar antes mesmo de seu lançamento, e quando Eliza passa a argumentar que pode ter sido empurrada em uma ardilosa tentativa de homicídio, ela terá que lidar com o descrédito de todos ao seu redor, enquanto tenta provar que diz a verdade. Acontece que sua família insiste demais na versão do suícidio e além disso sua mãe parece estar desconfortável com o sucesso literário da filha, alegando que As Dots não deveria ser publicado. Será que há algo no romance de Eliza que pode escancarar verdades e segredos que a família quer ocultar? Mas Eliza tem aqueles estranhos lapsos de memória, e ela vê coisas que não existem, se sente perseguida por desconhecidos e possuí aquela estranha tendência de tentar se afogar, daí, como confiar em uma narradora que parece estar bem longe do que conhecemos como sanidade?
E nessa de tentar descobrir o que é real do que não é, o leitor embarca nesse mundo contraditório de Eliza, se sentindo fisgado por seu desespero e sua certeza mórbida de que desta vez há um assassino à solta. E ao mesmo tempo, tentando analisar o porquê de Eliza ser assim, tão pouco confiável.
O ponto chave do livro é esse. Brincar com o leitor apresentando essa protagonista que é uma mistura de todas as garotas psicóticas que já li, mas ao mesmo tempo também possuí um carisma enorme, uma fragilidade que faz o leitor querer acreditar nela e dizer que tudo vai ficar bem. Eliza parece estar perdida, tentando provar o impossível e quando passamos a conhecer os fatos, temos mais certeza de que ela sofre de algum distúrbio mental. Mas é Sara Shepard quem escreve e com Sara aprendi que sempre existe um às na manga, um detalhezinho pequeno que passa despercebido e ao final revela-se outra vez, grandioso, fazendo o leitor pular da cadeira e dizer: Ah, como não pensei nisso antes??!!
Eliza é aquele personagem para amar ou duvidar até a última página. Ela é nada convencional, foge de qualquer padrão, um ponto de exclamação ambulante. Pra quem gosta de livros onde a protagonista é literalmente uma "mocinha de capa e espada", Eliza pode soar uma incógnita grande demais em princípio. Mas garanto queridíssimo leitor, ler esse livro de mente aberta, preparado pra essa protagonista cheia de grandes defeitos, eternamente ligada no "modo paranóia" também pode ser uma experiência divertida, surpreendente e alucinante, já que Eliza é imprevisível do princípio ao fim.
Adoro a escrita de Sara Shepard. Direta, verdadeira, irônica, sarcástica, divertida e cheia de segundas e terceiras intenções, é um bálsamo sair da mesmice e me divertir com os personagens classudos e sem pudor de Shepard. Sara praticamente esmiuça os privilegiados da sociedade americana, escancarando os podres, os vícios e os pecados dos novos emergentes e sempre poderosos. Eu amo porque seus personagens são na maioria das vezes confiantes, vaidosos de si mesmos, e sem quase nada de escrupúlos quando se trata de proteger os segredinhos.
A trama vai apresentando umas reviravoltas bem inesperadas, que vão surgindo do nada e surpreendem o leitor pois apesar de surgirem de repente são coerentes com a narrativa inicial, nunca perdendo o foco ou o ritmo da história.
Um plus à mais em As Elizas é que o livro apresenta capítulos intercalados. Conhecemos por um lado o perfil e vida de Eliza, e em outro momento também vamos ler em primeira mão seu livro e a trama obscura e retorcida criada por Eliza. Eu achei uma idéia arriscada inicialmente, achava que não iria me afeiçoar ao livro de Eliza pois como me empolgar com um livro contado dentro de outro livro? Mas acredite, é tudo tão bem pensado que o leitor fica viciado em ambas as tramas, ansiando pelo desfecho e tentando ler nas entrelinhas. É maravilhoso e inteligente como aos poucos as histórias se entrelaçam para tornar-se uma trama única, achei astuto e se nota como foi cuidadosamente planejado pela autora desde o início.
Enfim, As Elizas é uma mistura de tudo o que já conhecemos de Sara Shepard mas com toques novos da autora também. Ela se mantém fiel ao estilo que a consagrou, dá pra notar sutis semelhanças com outras tramas dela, mas, ao mesmo tempo ela se distancia bastante ao apresentar essa protagonista fora do comum, que parece habitar no limite entre a sanidade e a paranóia. A trama é bem mais adulta e a linguagem acompanha esse teor mais maduro da história, achei que Shepard esteve mais confortável aqui, narrando sem pudores o que lhe vinha à mente, e dá pra sentir essa maior liberdade na escrita leve e maliciosa da autora. Shepard outra vez me prendeu e me surpreendeu, e fez valer à pena mais uma vez escolher desfrutar de mais uma de suas histórias.
Sara Shepard é uma autora americana conhecida pela famosa série de novelas para jovens, Pretty Little Liars (Maldosas).
Se graduou no instituto Downingtown West da cidade de Downingtown, Pensilvania, en 1995. Se licenciou pela Universidad de Nova York, cursando mais tarde um Mestrado em Bellas Artes (MFA) no Brooklyn College.
O sucesso finalmente chegou quando os primeiros oito livros da série Pretty Little Liars se tornarão best sellers, e logo depois começaram a ser adaptados para a televisão. Depois desse inesperado sucesso, publicou outras novelas do mesmo estilo, como The Heiresses, The Visibles e All the Things We Didn’t Say, além da série de sucesso que também chegou a ser adaptada para a TV, The Lying Game (O Jogo da Mentira).
Web oficial: http://www.sarashepardbooks.com/
Twitter: Sara Shepard
Nos lemos,
Alice
Alice
Oi, Alice!
ResponderBorrarUau, que livro! Nunca li nada da autora, só acompanhei a série de Pretty little liars, mas claramente esse livro dela é único e capaz que o melhor dela. Achei sensacional ela ter criado uma protagonista insana na qual o leitor não tem como confiar. As dúvidas que surgem por conta do acidente me deixaram super curiosa pra desvendar a verdade. Quero ler pra ontem!
xx Carol
http://caverna-literaria.blogspot.com
Oi Alice, sua linda, tudo bem?
ResponderBorrarOMG!!! Eu já tinha visto esse livro no blog da Sil e fiquei super curiosa. Agora, o que falar depois dessa resenha? Gente, eu nunca li nada dessa autora, mas já virei fã, adoro ser enganada, adoro quando tiram o meu tapete e me mostram que não é nada do que imaginei, é muito maior. E adoro livros que falam da natureza humana, já vi que a forma como ela constrói os personagens vai ser um prato cheio para mim. Amei sua resenha!!!
beijinhos.
cila.
http://cantinhoparaleitura.blogspot.com/
Gostei da resenha Alice. O livro me pareceu ser ótimo, ainda mais por ter essa pegada de suspense bem articulado. Se tiver a oportunidade, pretendo ler o livro. Beijo!
ResponderBorrarwww.newsnessa.com
Oi, Alice
ResponderBorrarEu nunca li nada da Shepard mas adoro o trabalho dela, principalmente porque amei PLL de todo coração, e acho que suas obras podem ser realmente boas. Eu não sei bem se leria, porque estamos falando de suspense, mas estou muito inclinada a colocar a obra na lista.
Beijos
http://www.suddenlythings.com/
Interessante o livro, não conhecia. Já quero colocar na minha lista para em breve ler!!
ResponderBorrarwww.vivendosentimentos.com.br
Oi Alice! Eu estou super curiosa para conferir este livro, gosto da autora e esta história dela parece ter alguns aspectos diferentes dos demais que já li. Não vejo a hora de ler. Bjos!! Cida
ResponderBorrarMoonlight Books
Olá!
ResponderBorrarAté o momento só li dois livros da autora, os dois primeiros volumes da série PLL e achei muito enrolado, curti a escrita dela, mas só de lembrar a quantidade de livros que ainda tenho que enfrentar para finalizar a saga já bate um desânimo. Lembro que gostei da escrita dela, bem simples e envolvente, mas nada muito marcante, fiquei curiosa com esse livro por ele ser para um público mais maduro do que as demais publicações da autora bem como pela escrita da Sara ter amadurecido após alguns livros já publicados.
Não conhecia esse livro e após a sua resenha já foi para lista de desejados! Espero curtir a leitura tanto quanto você ^^
Beijos,
Andy -Blog StarBooks
Olá, Alice.
ResponderBorrarEu li PLL e fui surpreendida pela forma como a autora conseguiu escrever uma história tão madura como essa. O livro é incrível. Eu amei ser enganada e criei mil teorias que estavam todas erradas. Cheguei até a pensar que ela tinha uma gêmea hehe. E me afeiçoei a personagem. Foi um dos melhores suspenses que li ultimamente.
Prefácio
Oi Alice,
ResponderBorrarNunca li nada da autora, mas ouvi falar bem desse livro.
Gostei da trama, acho que vou colocar na lista de leitura.
Bjs e um bom fim de semana!
Diário dos Livros
Siga o Instagram
Olá, tudo bem? Ainda não li nada da autora e não tinha conhecimento desse livro, porém depois de ler tua resenha fiquei bem tentada a ler esta obra. Parece ser uma história incrível, principalmente por causa das paranoias da personagem.
ResponderBorrarBeijos,
Duas Livreiras
Não cheguei a ler a serie de sucesso dela por nao me cahamaa atenção mesmo. Mas gostei da premissa desse, amei a resenha.
ResponderBorrarCreio que eu acabaria gostando, depois da resenha fiquei curiosa haha
Beijao,
Querida Cretina
Oi
ResponderBorrarainda não li nada da autora, mas esse parece ser uma história boa cheia de terias para o leitor tentar descobrir, primeira resenha que leio dele e que bom que gostou.
http://momentocrivelli.blogspot.com
Oi Alice, tudo bem?
ResponderBorrarAdorei a resenha! Eu já conhecia o livro pela capa, mas não sabia a história.
Adoro enredos que brincam com o leitor, trazendo protagonistas mais dúbios, que a gente tem certa desconfiança. Curti muito conhecer mais da história!
Beijos,
Priih
Infinitas Vidas
Oi, Alice!
ResponderBorrarParticularmente eu não tenho tanta vontade de ler as obras da Sara, mas não vou mentir que essa sua resenha plantou uma sementinha de interesse nesse livro.
Beijos
Balaio de Babados
Oii Alice, tudo bem?
ResponderBorrarEu já tinha ouvido falar sobre esse livro, e ele já estava na minha lista de desejados, agora com seus comentários estou mais ansiosa para lê-lo. Eu adoro quando o enredo brinca com o leitor, deixando sempre uma dúvida, torna tudo mais instigante.
Beijinhos!!
Oooi! Eu tenho dois livros da autora aqui, mas são em inglês e ainda nao consegui ler, rs. Fiquei bem interessada na história. Não tenho hábito de ler enredos assim, mas sempre me despertam a curiosidade. Gosto disso, quando a personagem consegue mexer com o leitor, nos fazendo acreditar em alguns momentos e duvidar em outros. Os Delírios Literários de Lex
ResponderBorrarOi, tudo bem?
ResponderBorrarEu sou muito fã da Série de tv baseada nos livros dela, maratonei Pretty Little Liars não sei quantas vezes kkkk Adoraria ler esse e outros títulos da autora porque parecem ser realmente incríveis. Parabéns pela resenha!
Abraços
Leituras de Ana
Alice, que livro é esse? Uau! Eu não conhecia essa autora, mas essa história parece ser daquele tipo que deixa o leitor atordoado ao final da leitura. Gosto de histórias cheia de reviravoltas, que colocam vários pontos de interrogação ao longo da leitura, faz com que o leitor fique sempre atento aos detalhes. Nossa, já quero descobrir mais sobre esse enredo.
ResponderBorrarBeijos
http://espiraldelivros.blogspot.com/
Amei sua resenha, ainda não conhecia esse livro mas, você falou tão bem dele que é impossível não ficar entusiasmada para conhecer!
ResponderBorrarwww.kailagarcia.com
Boa tarde Alice! Tudo bom?
ResponderBorrarEu não conhecia o livro, mas a autora é bastante famosa por aqui, ainda estou me recuperando do fim de PLL.
Obrigada por comentar lá no blog!
Volte sempre!
Blog: miiistoquente ~
Instagram: @miiistoquente ~
Olá, é a primeira vez que vejo falar do livro As Elizas e já curti bastante o que li, é diferente do que costumo ler e isso é sempre um estímulo para mim, gosto do que é diferente. Certamente esse livro vai para meta de leitura.
ResponderBorrarEu já havia lido a sinopse desse livro e achei super interessante. Com certeza um livro que leria. Beijos
ResponderBorrarNara Dias
Viagens de Papel
Oi!
ResponderBorrarNão conhecia esse titulo, e é sempre bom a gente conhecer novos livros.
Apesar da desconfiança acredito que Eliza deve cativar muito o leitor.
Os livros da Sara Shepard são sempre modernos e atuais, sempre vejo nas livrarias.
Vou procurar mais títulos dela.
Beijos,
Amanda
www.depoisderoma.blogspot.com.br
Não sabia que essa escritora tinha escrito esse livro, amo quando um livro tem conteúdo que me faz pensar durante a leitura.
ResponderBorrarBlog Covil Dourado | Facebook
Olá!
ResponderBorrarEssa autora é incrível. Não conhecia esse livro, mas ver que agora tem uma nova trama envolvendo personagens adultos em meio a um suspense, certamente vou querer conferir.
Adorei a dica!
Beijos!
Camila de Moraes
Oi, Alice!
ResponderBorrarEu estou maluca para ler esse livro. Vou tentar comprar na bienal e vai ser uma das primeiras leituras hahaha Nunca li nada dela, mas tenho certeza que vou gostar da trama!
Beijinhos,
Galáxia dos Desejos
Oi, Alice! Tudo bom?
ResponderBorrarPor ter me perdido na vibe desse tipo de história, não tenho muita vontade de conferir a obra. Acho legal a autora se manter fiel ao estilo narrativo, mas ao mesmo tempo se arriscar em uma trama mais madura. Foge da zona de conforto sem fugir completamente :P
Beijos,
Denise Flaibam.
www.queriaestarlendo.com.br
Olá Alice, tudo bem?
ResponderBorrarMenina que resenha maravilhosa ein!!! Adorei. Fiquei encantada. Confesso que mesmo amando a série televisiva, nunca quis ler os livros. Mas quando este saiu, fiquei bem tentada. Agora lendo a sua resenha e sabendo um pouco mais do que esperar da história, fiquei completamente com vontade de comprar o livro ainda hoje rs. Xero!
https://minhasescriturasdih.blogspot.com
Boa noite Alice,
ResponderBorrarEssa é a primeira resenha que leio desse livro, ainda não conhecia ele, tenho muita vontade de ler os livros da autora, sua resenha me deixou curioso....bjs.
https://devoradordeletras.blogspot.com/
Oi, Alice
ResponderBorrarQue bacana que a autora enveredou pra um outro lado. Nada contra o gênero que ela costumava escrever com mais frequência, mas não é meu tipo de leitura favorito. Só conheci a história de PLL e Tje Lying game pelas séries de TV.
Como eu gosto de protagonistas bem disfuncionais, acho que foi adorar a Eliza! Já viu alguém gostar de ser feita de trouxa? Prazer, eu mesma! Hahahha
Quanto mais reviravoltas e desconfianças mais eu curto, então creio que seria uma leitura muito bacana!
Beijos
- Tami
https://www.meuepilogo.com
Eu quero esse livro agora na minha mesaaaaaa! hahahah. Ainda não tinha ouvido falar da obra mas socorro, quero MUITO ler. Só tive contato com a escrita da Sara em PLL e foi o suficiente pra eu curtir o modo como ela conduz uma história, então acho que ia curtir muito uma trama mais adulta e mais doida ainda. Isso de os capítulos serem intercalados eu também achei bem interessante, adorei!
ResponderBorrarUm beijão,
Gabs | likegabs.blogspot.com ❥
Oi, tudo bem?
ResponderBorrarApesar de já ter ouvido falar muito sobre esta autora, nunca li nada dela e nem sabia que ela tinha escrito um livro mais adulto. Só conhecia a série Pretty Little Liars, que não li por serem muitos livros e porque eu nunca tive muita vontade de assistir a série de tv.
Achei o enredo desse livro muito interessante e fiquei curiosa para ler. Parece que ela construiu uma protagonista muito complexa e bastante carismática, o que me motiva muito a dar uma chance para este livro.
Adorei sua resenha e vou anotar a dica.
Beijos!
Oi xuxu, turubom?
ResponderBorrarVim agradecer sua visita e retribuir o comentário! <3
Tem resenha de O Poderoso Chefão saída do forno, te convido a conferir.
Boa quinta-feira!
Beijos,
Priih
Infinitas Vidas
Olá
ResponderBorrarQuando li que era da autora de PPl já torci o nariz, juro que tentei ler/ver a série mas não foi pra mim.
Quem sabe agora om uma pegada mais madura posso tentar e dar uma chance?
Adorei a capa, gosto dessas cores e vc falou tão bem da trama que estou até com medo de ir com sede e me engasgar kkkkk.
Vou anotar a dica para ler mais pra frente.
Bjus
Nunca li nada da autora, mas achei esse enredo bem original.
ResponderBorrarFiquei com vontade de ler e saber até onde é verdade as histórias da Eliza e quem poderia ter empurrado =/ .. Dica anotada
Sai da Minha Lente
Olá,
ResponderBorrarEste livro está aqui na minha pilha, e parece bom. Nunca li nada da autora, mas pela sua resenha eu sinto que vou gostar bastante. Gosto de como tem um livro dentro de um livro, fica tudo mais interessante.
Debyh
Eu Insisto