(Review 22) - Encantos - De repente, no último livro

28 de agosto de 2015

(Review 22) - Encantos

15846413Título Original: Spells
Autor: Aprilynne Pike
Editora: Harper Teen / Puck (Ediciones Urano) / Contraponto / Bertrand Brasil
Páginas: 308 Páginas
Publicação: Maio de 2012
*** Livro 2/4 - Série Fadas ***

*** Para leer la versión de esa misma reseña en Español, haz click AQUI ***

Depois de quase 500 mil exemplares vendidos nos Estados Unidos, o segundo volume da série 'Fadas', Encantos, de Aprilynne Pike, apresenta uma história fascinante, com descrições inacreditáveis de ambientes e personagens.
Em Encantos, seis meses se passaram desde que laurel descobriu ser uma fada e salvou o portal de entrada para Avalon. Lá, ela passará o verão estudando para aprimorar as suas habilidades e adquirir conhecimentos como fada do outono. No entanto, com o tempo, a hierarquia social do lugar começará a desgastá-la e a fará repensar a sua escolha.




RESENHA:

11202996Eu tinha muita curiosidade para começar a ler 'Encantos' já que 'Asas', a primeira parte dessa série, me havia deixado com uma boa impressão e cheia de curiosidade para prosseguir na história. A verdade é que 'Encantos' é um livro envolvente, um livro que embora eu não tenha amado de paixão, me proporcionou sim bons momentos. A primeira palavra que me viria à mente para descrever a impressão que me deixou seria: mediano.
Não é um livro que te cansa e te faça contar quantas páginas faltam para acabar logo, mas também não vou afirmar que é uma obra prima, acho que eu esperava mais desse livro. Mais ação, mais sentimentos, maior profundidade na história, um amadurecimento dos personagens, uma Laurel inclusive mais decidida. Não digo que Laurel seja a eterna mosca morta ou o tipo de personagem tonta, ela não é, e ela teve muita atitude quando foi preciso, porém em matéria sentimental, a personagem segue muito confusa, ora com Tamani, ora com David, e isso dá uma raivinha às vezes.
Por mais que eu esteja um pouco saturada dessa coisa de "triângulos amorosos", fica difícil não se envolver nos personagens e não acabar pendendo para um favorito. A leitura avança e desperta no leitor aquele sentimento natural de gostar mais de um do que de outro e terminar ainda que sem querer escolhendo o favorito. Até aqui, Tamani é disparado meu favorito para o coração de Laurel e também é o melhor personagem do livro, para mim.
'Encantos' é um livro quase sem nenhuma ação, e esta, quando realmente começa, é muito rápida, tão curta que quase não há emoção, e de verdade eu não entendo porque autores insistem em escrever 4 ou 5 livros de uma história que renderia em 3 livros tranquilamente, acaba entrando em uma enrolação de páginas que cansa o leitor, às vezes até confunde mesmo.
'Encantos' começa 6 meses após os eventos de 'Asas'. Laurel já se sente mais tranquila e confortável na sua condição de fada, David também reage super bem e eu diria que ele tem até orgulho de ser o namorado de uma fadinha, e até o pai de Laurel teve uma reação super receptiva acerca da condição da filha. porém, nem tudo são flores já que a mãe de Laurel não recebeu as coisas tão bem e decidiu se manter distante da filha, passando muitas horas em sua loja (agora ela é dona de uma loja de produtos naturais), numa tentativa clara de se manter longe de Laurel.
Laurel se sente extremamente ferida pelo desprezo da mãe e grande parte da história se desenvolve nessa situação entre mãe e filha. Também, antes disso, conheceremos o reino de Avalon, porque Laurel foi enviada, durante as férias, para a Academia das Fadas, para aprender mais sobre a magia das fadas e como desempenhar o seu papel de fada de outono e também as fórmulas para se defender dos terríveis trolls, além de estar em contato com fadas iguais à ela e aprender um pouco mais daquele mundo mágico. Ali, Laurel verá também pela primeira vez o lado negativo de Avalon, a hierarquia das fadas, onde Tamani, o seu fiel amigo e protetor, sequer tem o direito de caminhar ao seu lado por ser considerado uma fada inferior (ele é de primavera). 
Ao voltar de Avalon, teremos muito sobre a relação de Laurel e David, Laurel e seu pai e principalmente Laurel e sua mãe. E sim, fica um pouquinho cansativo em virtude da falta de ação ou de surpresas, eu me lembro que deixei o livro de lado muitas vezes porque não conseguia me concentrar direito na leitura ou me sentir envolvida por aquela parte da história.
Os momentos de ação são perto do final e são tão curtos, tão rápidos que acabaram se tornando sem emoção, não foi nada que te faça apertar o coração, sofrer, roer as unhas... 
O ponto positivo é que, mesmo com uma história bastante arrastada, a autora soube fazer um final digno, que aguça a curiosidade do leitor e nos deixa querendo saber mais, com vontade de ler a próxima continuação. A narrativa desse livro está cansativa, mas o fato é que eu gosto de Avalon, eu gosto dos personagens, eu acho que é uma história que tem muito a render e eu não perdi a fé de ter boas surpresas e emoções com essa série. Fadas pode não ser a minha série preferida no momento, mas eu gosto da originalidade da história, a criatividade da autora na construção do universo e história das fadas e os personagens são muito agradáveis, leves. Espero agora por Ilusões, a terceira parte da série.


PONTUAÇÃO:


E vocês? Se animam à ler "Encantos"?

Nos Lemos !!!

20 comentarios:

  1. É triste nos decepcionarmos um pouco com algum livro. Muitos tem uma parte muito boa que nos envolve e outras totalmente rasas. O porque de os autores escreverem mais livros de algo que poderia ser um só tem apenas uma resposta: lucro. Infelizmente é assim que funciona.

    Beijinhos. Tudo Tem Refrão

    ResponderBorrar
    Respuestas
    1. Realmente Ágata, a maioria coloca o lucro acima do amor à obra, entendo que eles como nós tb precisam de dinheiro e tem contas à pagar, mas é frustrante pegar uma sequência e ver que foi só enrolação

      Beijokas

      Borrar
  2. No me acaba de llamar la atención y tengo tantos pendientes... que de momento lo dejo pasar. Besos!

    ResponderBorrar
  3. Oi flor! acredita que ainda não li nenhum livro dessa série? :O
    Bjks!
    http://www.historias-semfim.com/

    ResponderBorrar
    Respuestas
    1. Eu indico essa série pela originalidade da autora, é no mínimo diferente a versão dela para as fadas, é uma leitura envolvente e tem personagens que te prendem, te fazem querer acompanhá-los, mas essa sequência me deixou muito à desejar. Infelizmente

      Beijokas

      Borrar
  4. Esse parece ser bem interessante mesmo.

    www.saibando.com

    ResponderBorrar
    Respuestas
    1. Oii Gabriel. A série é bem interessante, criativa, original. COnfesso que essa sequência deixou a desejar, mas como eu sou brasileira e não desisto nunca...rsrs continuarei lendo o restante

      Beijokas

      Borrar
  5. Olá, Alice.
    Eu já li essa série e gostei muito dos livros. Também não gosto de triângulos amorosos, mas como quase todo livro tem fica difícil fugir deles hehe. Eu torci muito pelo David, mas Tamani foi me conquistando aos poucos.

    Blog Prefácio

    ResponderBorrar
    Respuestas
    1. Oii Sil

      O David é um amor e ele gosta muito da Laurel, mas Tamani é envolvente e tem algo nele que vai conquistando o leitor, né?

      Beijokas

      Borrar
  6. Oi Alice,
    Que bom que apesar da falta de ação e da enrolação a leitura foi válida. Ainda não conhecia a série, mas vou querer conhecê-la melhor no futuro.

    *bye*
    http://loucaporromances.blogspot.com.br/

    ResponderBorrar
    Respuestas
    1. Oii Marla

      A leitura valeu porque os personagens são envolventes. O frustrante é que a série em si não andou nada nesse volume, mas fazer o que né?

      Beijokas

      Borrar
  7. Eu acho que sou uma das poucas pessoas que não cansa de triângulos amorosos, rsrs. Não lembro de já ter lido algum livro sobre fadas, mas sempre tem uma primeira vez...A capa é perfeita.

    Beijo, Vanessa Meiser - Retrô Books
    http://balaiodelivros.blogspot.com.br/

    ResponderBorrar
    Respuestas
    1. Oii Van, eu amo essas capas florais da série das fadas, mas te confesso que minhas preferidas são as capas portuguesas, que foi essa que coloquei junto à resenha. Eu curto triângulos amorosos, mas já desencanei de sofrer porque eu sempre me apego ao garoto errado

      Beijokas

      Borrar
  8. Oiee, tudo bem?

    Ahh leitura arrastada é complicado. Li recentemente o novo lançamento da autora: Vida Após o Roubo e até que curti, a autora escreve bem. Mas história parada é beeem chato

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderBorrar
    Respuestas
    1. Oiii Kel

      Ela escreve bem sim, admiro a construção dos personagens, ela soube criar personagens agradáveis e também não dá pra negar que ela foi super criativa na criação da origem das fadas. Não conhecia esse livro novo dela... vou pesquisar

      Beijokas

      Borrar
  9. Olá!
    Tudo bem? *-*
    Achei seu blog lindo e ja to seguindo.
    Esse n é um livro que eu leria por agora :/
    Beijo
    mundoemcartas.blogspot.com.br

    ResponderBorrar
    Respuestas
    1. Oii Markus

      O livro em geral é bom, a série é original e vale a pena, mas foi uma leitura um pouco arrastada e no final concluí que foi só enrolação essa sequência... Já estou indo te fazer uma visita tb

      Beijokas

      Borrar
  10. Oi, Alice!
    A premissa do livro é muito boa. Mas, exatamente por ser uma continuação, deveria se mais desenvolvido, não ficar mediano.
    Uma pena isso, mas ainda sim parecer um bom livro.
    Adorei a resenha.
    Beijos

    www.construindoestante.com || Curta a fanpage
    Esse é o mês de aniversário do blog! Participe da Promoção e do Top Comentarista

    ResponderBorrar
    Respuestas
    1. Verdade Eli, mas algumas continuações acho que são desnecessárias e acaba sendo enrolação. A série no geral vale a pena, mas esse livro me decepcionou um pouco

      Beijokas

      Borrar



Subir