(Review 179) - El secreto de Marrowbone - De repente, no último livro

26 de febrero de 2018

(Review 179) - El secreto de Marrowbone

El Secreto de Marrowbone
Sergio G. Sánchez

Alfaguara
216 Páginas
  Intriga / Mistério
Goodreads /Amazon / Casa del Libro 
★★★



Para leer en Español, haz click AQUI

Após a morte de sua mãe, quatro irmãos decidem esconder-se em uma granja abandonada para proteger-se e também para evitar que os separem. Em breve eles descobrirão que Marrowbone esconde um segredo sombrio por trás de suas paredes. 
Resenha:

Adaptado recentemente ao cinema, El Secreto de Marrowbone é uma história sombria e cheia de mistério escrita pelo super talentoso roteirista espanhol Sergio G Sánchez.

É um livro bem escrito, envolvente e melancólico, que se lê rapidamente, onde em cada capítulo o leitor se sente mais intrigado e cativado pelos pequenos e valentos jovens Marrowbone, um grupo de irmãos que, após a morte da mãe teve que se esconder em uma velha casa de campo, esperando pelo dia em que o maior deles, Jack, cumprirá por fim 21 anos e poderá assumir legalmente a responsabilidade pelos demais. 
Inicialmente conheceremos a triste história desses irmãos e como a perda precoce de sua mãe afetou suas vidas, porém, ao largo da leitura novos segredos sobre a familia irão sendo revelados, assim como a identidade do pai das crianças, o que muda completamente os rumos da história, tornando a narrativa mais dramática e assustadora.


Mesclando fantasia e realismo, Sergio G. Sánchez escreve de maneira poética, cativante, conseguindo expressar com maestria os pensamentos e sentimentos de seus narradores, seja através da voz infantil do pequeno Sam, da doçura de Jane, da valentia de Billy ou da maturidade de Jack, o autor consegue acertar o tom e emocionar o leitor, usando da fábula e da fantasia para também discorrer em temas de suma importancia como o abandono infantil e o abuso. 

El Secreto de Marrowbone é uma história que melhor não contar muito. É o tipo de livro cujo maior encanto está em justamente descobrir aos poucos sua história e personagens enquanto nos adentramos mais na casa dos Marrowbone e vamos pouco a pouco descobrindo os segredos assustadores que envolvem a vida dessas crianças. 
É um livro sobre recomeços, mas também sobre escuridão. Uma história que em sua totalidade é triste, dramática e até mesmo desoladora, mas que também nos dá um fio de esperança, nos faz crer que sempre haverá uma amanhã que pode ser mais luminoso do que foi o ontem. Se trata de uma narrativa densa, que por vezes ameaça roubar algumas lágrimas do leitor, um livro muitas vezes cru, onde o sentimentalismo infantil de uma criança se mistura muitas vezes com a desilusão precoce  de quem enfrentou a dor da perda e os golpes da vida cedo demais. É um livro sobre sobreviventes, que usam da pureza e da imaginação tipicas da infancia para suportar a dor da realidade que os cerca. 

Os personagens condizem com a trama. São crianças, cativantes, carismáticas, que trazem consigo um toque de sofrimento e angústia que faz o leitor praticamente devorar cada página, querendo descobrir a razão por trás dos segredos que escondem os Marrowbone. 

Em resumo, El secreto de los Marrowbone é um livro diferente, daqueles que se lê em nada e faz tudo valer a pena. A trama é original, envolvente e muito inesperada. Há reviravoltas que deixarão os leitores em grande expectativa e seus personagens, leais e singelos, conseguem trazer o toque certo de realismo e magia à uma trama que parece haver sido escrita com sumo cuidado e delicadeza pelas mãos de seu talentoso autor. 



Trailer do filme: 



Resultado de imagen para sergio g sanchezSergio Gutiérrez Sánchez (Oviedo/ Espanha, 1973) é um roteirista e diretor de cinema espanhol mais conhecido como Sergio G. Sánchez. Escreveu seu primeiro roteiro em 1996 e tentou dirigir ele mesmo o filme, porém, durante anos, várias produtoras rejeitaram o projeto. depois disso começou a se dedicar à curta metragens como 7337 e Temporada Baja. Durante a produção do curta 7337 conheceu o cineasta Juan Antonio Bayona e Sergio ofereceu uma de suas obras para ele ler e se quisesse dirigir. Bayona leu e aceitou e anos depois estreou El Orfanato (2007). O filme alcançou um enorme sucesso e Sánchez recebeu um prêmio Goya de melhor roteiro original no ano de 2008. Em Maio de 2009 a revista Variety publicou que a dupla voltaria a trabalhar junto, desta vez também contaram com o suporte de produtoras de peso como Apache Entertainment, Telecinco Cinema e Spongeman (a produtora do próprio Bayona). Sánchez terminou o roteiro em Abril e Apache apresentou a versão durante o Festival de Cannes. O filme sería Lo Imposible e estreou no Festival de Toronto em Setembro de 2012. Foi Sánchez quem escreveu o roteiro de Purgatorio, em 2014, ao lado de Luis Moreno, e o roteiro do filme Palmeiras en la Nieve, em 2015, dirigido por Fernando González Molina, baseado na obra de Luz Gabás.




Nos Lemos...

Beijinhos..



Alice

35 comentarios:

  1. Oi, Alice!
    Não conhecia esse livro e nem sabia que tinha filme já.
    Me interessei justamente por você não poder contar muito da história.
    Na maior parte das vezes essas são as melhores!
    E eu gosto de livros tristes (não sempre, claro, mas gosto) e vou procurar esse para dar uma chance.
    Fiquei curiosa!

    Beijooos

    www.casosacasoselivros.com

    ResponderBorrar
  2. Oie
    Não conhecia este livro e apesar de achar a premissa interessante não senti vontade de lê-lo. Mas adorei conhecer a obra.

    Beijinhos
    https://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderBorrar
  3. Olá, tudo bem? Adoro esses livros cheios de mistérios e reviravoltas, então fiquei bem curiosa para ler o livro. Ótima resenha!

    ResponderBorrar
  4. Olá, Alice.
    Adoro livros de mistério e esse parece ser bem interessante. Mas acredita que fiquei com mais vontade de assistir do que ler hehe. Acho que é essa capa hehe.

    Prefácio

    ResponderBorrar
  5. Oi Alice, tudo bom?
    Não conhecia esse filme e nem o livro, mas sempre que a premissa joga um segredo interessante na proposta da história eu já fico curiosa pra descobrir. Vou tentar caçar a adaptação pra assistir, porque no momento o feeling de leitura tá muito em fantasia pra eu curtir um thriller.

    Beijos,
    Denise Flaibam.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderBorrar
  6. NOssa, eu não conhecia o livro e fiquei completamente curiosa com a leitura. Eu gosto muito do gênero e gostei bastante da sua resenha.

    ResponderBorrar
  7. Oi Alice, tudo bem?
    Será que teremos este livro no Brasil? Me interessei pelo filme e espero conseguir assistir logo.
    Bjus
    www.docesletras.com.br

    ResponderBorrar
  8. Olá!

    Nossa, esse livro parece ser muito interessante. Sabe se tem no Brasil ou ao menos uma previsão se vai ter ou não? Gostaria muito de ler, mas como não entendo nada de espanhol, acho que não conseguiria me arriscar nessa língua.
    Amei a resenha e a dica!

    Abraços

    ResponderBorrar
  9. Já tinha visto esse filme por aí mas não sabia que era uma adaptação literária, não é o meu género literário preferido, mas parece-me ser um bom livro com uma boa história. =)

    MRS. MARGOT

    ResponderBorrar
  10. Gosto de livros despretensiosos e que nos fazem ficar afoitos para terminá-lo.
    Exatamente assim, aparentemente não nos diz nada, mas quando finalizamos não conseguimos esquecer.

    Tenha uma excelente semana.

    Beijos,
    Naty
    http://www.revelandosentimentos.com.br/

    ResponderBorrar
  11. Não sabia que tinha um filme.
    Ainda não li esta história, mas espero conseguir um dia. Parece ser muito envolvente <3


    Sai da Minha Lente

    ResponderBorrar
  12. Olá!! :)

    Eu confesso que nunca tinha ouvido falar deste livro, mas ainda bem que gostaste de ler! Fico muito curioso!!

    Enfim, a capa esta um espanto, adorei!! E a tua resenha tem tanto sentimento que quase que da para entrar no sentimento do livro!

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderBorrar
  13. Que sinopse mais doida! Já me aguçou a curiosidade, adoro estórias sombrias e cheias de mistérios. Anotado e saindo daqui pra pesquisar preços e tal!
    Obrigada por compartilhar! Bjs

    ResponderBorrar
  14. Muito embora eu senti seu entusiasmo pela leitura, confesso que não é um livro que me atrai. Mas talvez dê uma chance quando quiser ler algo bem diferente.
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderBorrar
  15. Gente esse livro parece muito interessante! Adorei a história. Senti uma super vibe Desventuras em Série (só que mais sério, eu suponho) que eu ADORO

    ResponderBorrar
  16. Fiquei muito curiosa para ler esse livro. Parece algo diferente e intrigante.. É tão gostoso quando os personagens são bem feitos e conseguimos acompanhar o amadurecimento deles. Gostei bastante da sua resenha e com certeza ele livro vai pra minha lista!

    Beijos,
    Conta-se um Livro

    ResponderBorrar
    Respuestas
    1. PS: Se existisse um "Colírios da Capricho" Para gatos, seu gatinho com certeza seria um hahaha Lindo Lindo <3

      Borrar
    2. Aiii obrigada, meu gato com certeza ficaria orgulhoso do elogio...haha

      Borrar
  17. Fiquei apaixonada pelo livro, autor... Tudo ahaha só de saber que tem um tom de melancolia já fiquei animada para ler, são raros os lançamentos que encontramos isso. Eu não conhecia essa obra e já fiquei animada saber que tem adaptação é só mais um ponto positivo.

    ResponderBorrar
  18. Olá!
    Fiquei bastante intrigada quanto aos segredos a serem revelados, parece um livro que engloba mistério e suspense de um jeito que mantém o leitor preso na leitura. Curti, vai pra minha lista de desejados.
    Bjos
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderBorrar
  19. Olá, tudo bem?
    Eu ainda não conhecia esse livro, mas achei interessante os temas que ela aborda. Confesso que me surpreendi com o fato de ser uma leitura tão emocionante e que, mesmo tão desoladora, ainda é capaz de despertar esperança.
    Admito que não é o estilo de livro que eu costumo ler, mas sua resenha conseguiu despertar minha curiosidade. Dica anotada!
    Beijos!

    ResponderBorrar
  20. Não conheci o livro, e na verdade eu nem sabia do filme. Gostei do que você falou dele e vou dar uma olhada.
    Bjs Rose

    ResponderBorrar
  21. Olá, tudo bem?
    Fiquei mega curiosa com o segredo dessa mansão, rs.
    Acredite se quiser: EU AMO SPOILER e fico ainda mais interessada no livro quando sei que vai acontecer, dá uma espectativa, sabe?
    Adorei sua resenha e fiquei interessada no livro. Mas, uma dúvida: Ele é em português ou em espanhol?

    ResponderBorrar
  22. Fiquei intrigada com a resenha, imagine lendo o livro. Fiqeui curiosa com os segredos assustadores que envolvem essas crianças. Não conhecia o livro, mas anota a recomendação.

    Abraços.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderBorrar
  23. Sou fã de intrigas e mistérios e fiquei muito curiosa e interessada por esse livro. Imagino o que essas pobres crianças passam, quanto sofrimento!! Amei a sua sugestão de leitura, obrigada!

    Bjs

    ResponderBorrar
  24. Olá!Tudo bem?
    O livro parece bastante interessante e diferente de tudo que já li.A ideia de ficar escondido para não ser separados é muito boa.Além de que é mais que um livro dramático tem seu lado sombrio e doloso,gosto bastante quando histórias são mais do pensamos.
    Legal em saber que tem um filme.
    Adorei conhecer esse livro.
    beijos

    ResponderBorrar
  25. Oi, tudo bem?
    Parece interessante, mas não despertou meu interesse para a leitura, na verdade não curto muito o gênero! Desa vez passo a dica, mas adorei sua resenha!

    ResponderBorrar
  26. Parece ser uma história que nos cativa. As características dos personagens fazem com que a gente quero conhecê-los. Espero que o irmão mais velho tenha conseguido ficar com a guarda dos irmãos mais jovens.

    Beijos

    ResponderBorrar
  27. Olá Alice, ainda não conhecia esse livro e não sabia dessa adaptação. Apesar de sua resenha estar bastante positiva e indicar bastante a obra, eu não consigo sentir vontade fazer essa leitura. Acho que a história tem potencial, mas não me sinto impelida a ler e acho que a obra não vai funcionar pra mim.
    Vou passar a dica.
    Beijos,
    http://www.umoceanodehistorias.com/

    ResponderBorrar
  28. Olá, tudo bom?
    Não conhecia o livro e já estou interessado. Fiquei curioso sobre misturar fantasia e realismo, lendo a sinopse não imaginava isso. Adorei a indicação.
    Até mais o/

    ResponderBorrar
  29. Olá!
    Não conhecia essa trama e achei bem instigante e com uma boa dose de suspense.
    Me agradaria realizar essa leitura pelo misto de elementos que a trama apresenta.
    Adorei essa foto com o gato.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderBorrar
  30. Oii! Esse livro parece ser emocionante e muito envolvente, e é impossível não nos sentirmos tocados por esses irmãos após a morte da mãe. Eu não conhecia essa obra, mas já estou curiosa para desvendar esses mistérios, obrigada pela dica. Bjss!

    ResponderBorrar
  31. Olá
    muito legal sua resenha, eu gosto bastante de ler esse gênero ás vezes para dar uma variada e com certeza o enredo me chamou atenção. Não sabia que tinha filme, então vou deixar na lista o livro e o filme para poder ver e ler em breve

    beijos
    http://www.prismaliterario.com.br/

    ResponderBorrar
  32. Olá!
    Me parece ser um livro emocionante, ver o crescimento desses personagens diante de uma perda. Não conhecia e gostei da premissa, ainda mais com mistérios. Deve ser interessante, anotei a dica!

    beijos!

    ResponderBorrar



Subir