31 de agosto de 2020
(Review 383) - You deserve each other - Sarah Hogle
Autor: Sarah Hogle
Editora: G. P. Putnan´s Sons (USA) / Espasa (Espanha)
Editora: G. P. Putnan´s Sons (USA) / Espasa (Espanha)
Páginas: 368
Ano de Publicação: 2020 (Brasil)
Ano de Publicação: 2020 (Brasil)
Gênero: Chick Lit
Valoração: ★★★★★
Valoração: ★★★★★
Goodreads / Amazon / Skoob
Quando seu nêmesis também ocorre de ser seu próprio noivo, viver "felizes para sempre" pode se tornar bem mais complicado nesta deliciosamente engraçada comédia romântica de lovers-to-enemies-to-lovers.
Naomi Westerfield tem o noivo perfeito: Nicholas Rose segura a porta aberta do carro para ela descer, lembra seus gostos ao escolher no cardápio do restaurante, e vem de uma aristocrática família burguesa da sociedade que qualquer noiva adoraria se tornar parte. Eles nunca brigam. E eles estão se preparando para o dia de seu casamento, daqui três meses. E ela está miseravelmente e inevitavelmente cansada dele.
Naomi quer cair fora, mas há um problema: aquele que pular fora do casamento vai ter que arcar com as despesas já feitas da noite do casamento. Quando Naomi descobre que Nicholas também está bastante descontente, os dois decidem se sabotar um ao outro, numa verdadeira batalha de pegadinhas, sabotagens, e tudo o mais que uma guerra emocional pode pedir.
Mas com a contagem regressiva para o dia do casamento, que pode ou não ocorrer, Naomi começa a perceber sua determinação ruindo. Porque justamente agora que eles não tem mais nada a perder, eles começaram a ser finalmente eles mesmos - e passaram a se divertir ao lado de quem eles nem esperavam: deles mesmos.
You deserve each other é cômico, fofo e cheio de diálogos legaizinhos que fazem a gente sorrir enquanto lê, é aquele tipo de livro que a gente visualiza fácil ganhando uma adaptação para a TV ou o cinema e, apesar de ser previsível e o leitor conseguir deduzir muito da trajetória dos protagonistas, ainda assim é uma delícia de ser ler, perfeito para relaxar, entreter e desfrutar de uma leitura leve e totalmente despretensiosa.
A trama toda vem narrada pela Naomi, a namorada sabotadora. Naomi é sarcástica, mas absurdamente teimosa, e lá pra metade do livro a teimosia da personagem acaba excedendo um pouco, ainda assim, não foi nada que me fizesse desgostar de Naomi. Ao contrário, ser tão teimosa torna Naomi muito real, e a gente entende ela, mas também entende o Nicholas, e quando fica óbvio as intenções dele, a gente muda de torcida fácil mesmo não sendo ele o narrador principal. É que o Nicholas é tão tudo de perfeito! Ele é atencioso, inteligente e leal, sabe rir de si mesmo e não se move por machismos ou achismos, ele é irresistível, e mesmo quando Naomi vai enumerando os mil defeitos que ela enxerga em Nicholas, nós, leitores, inevitavelmente acabamos fisgados pelo carisma do Nicholas.
O casal tem química, tanto para o amor quanto para o ódio. Os primeiros capítulos, com uma Naomi alucinada e em pé de guerra tentando minar a convivência dos dois são engraçadíssimos. Os diálogos são bons e o desenvolvimento da trama é ótimo.
You deserve each other não tem reviravoltas. A autora segue o cronograma e nos entrega uma trama sem altos e baixos, mas, ainda que sem sustos, a estória fluí bem, prende o leitor porque é gostoso acompanhar a jornada de Naomi e Nicholas porque é uma jornada de autodescobrimento, de aceitar o outro como ele é, e de revelar-se de verdade, sem máscaras.
Eu achei legal essa abordagem da autora. Naomi e Nicholas começam a trama se odiando simplesmente porque viviam uma vida de mentiras. Posar para fotos no Instagram aparentando ser um casal perfeito (quando por trás tudo ia ruindo), mudar a personalidade para agradar ao outro, mentir para esconder as fraquezas, tudo isso o casal fez, e tantos engodos acabaram transformando Naomi e Nicholas em pessoas que eles não eram. Juntos eles não se sentiam autênticos, porque ambos precisam fingir um para o outro, no ímpeto de querer agradar, negavam a si mesmos. E o fato de ter que se negar para agradar Nicholas, fez Naomi com o tempo odiá-lo e o relacionamento dos dois tornou-se um campo minado. Quanto disso acontece na vida real? Quantas vidas que não correspondem às fotos do Instagram? Quantas almas gêmeas na verdade escondem suas verdadeiras faces no afã de alegrar a outra parte até sentirem-se completamente infelizes com o que se tornaram?
Essa trajetória de Naomi e Nicholas mostra isso, e faz o leitor refletir bastante, avaliar-se bastante. A relação deles é realista do princípio ao final, e eu gostei porque embora quisessem se sabotar, Sarah Hogle teve o cuidado de não tornar as atitudes de Naomi ou Nicholas forçadas. Tudo ocorre de forma natural e sutil, e a gente testemunha como pouco a pouco eles começam a avaliar melhor a si mesmos, assumir as falhas e evoluírem, mesmo em pé de guerra.
Eu gostei demais da evolução que experimenta tanto Naomi quanto Nicholas, mas especialmente Naomi. No começo ela é bruta, amarga e vingativa, mas aos poucos, quando passa a sentir-se melhor consigo mesma por não ocultar mais o que sente e pensa, ela começa também a desabrochar, a ver as coisas com outros olhos. A Naomi do final do livro parecia até outra personagem, de tanto que ela mudou, amadureceu e eu amei isso, ver a personagem passando por tanta metamorfose.
Se tem algo negativo que tenho a dizer sobre esse livro está nos personagens secundários. São tão mal aproveitados! E haviam personagens interessantes que poderiam ter tido seus próprios arcos, como Brandy e Leon, os dois colegas de trabalho de Naomi que são uma simpatia imensa. E também os pais de Nicholas, Harold e Deborah, que mereciam mais momentos. Deborah é um estorvo em forma de sogra, e ela poderia ter rendido tantos momentos já que ela é realmente um pesadelo ambulante, mas em seus momentos rouba a cena.
O final é previsível mas fofo e empolgante. A gente torce por Naomi e Nicholas durante o livro, então, só quer que eles afinal resolvam as diferenças. É aquele final aconchegante, carregado de esperança e boas sensações, um final especial à altura desta boa trama.
Concluindo...
You deserve each other é uma comédia romântica que não se limita apenas à roubar risadas do leitor, mas nos mostra com delicadeza e sutileza as vantagens de sermos autênticos, de sermos nós mesmos sempre. É uma leitura divertida, cheia de passagens e momentos tocantes para a gente querer guardar na memória.
Se sigo metida nesta bagunça é por minha culpa, e eu sei. Sou a maior covarde que já conheci. Não faço nenhum favor a ninguém ao me negar de desistir de tudo. Se Nicholas tivesse pelo menos meio cérebro, ele também cancelaria a cerimônia de casamento. Assim que, provavelmente, estamos bloqueados em um empate silencioso, esperando para ver quem se retira antes.
Nos acostumamos demais a ver sempre a melhor versão de nós mesmos, e assim nenhum de nós dois pôde relaxar e agir normalmente. Estávamos nos escondendo.
Sarah Hogle é mãe de três filhos e uma dona de casa americana do sul de Ohio, que passa seu tempo livre planejando pegadinhas estranhas para os outros. Seu sonho era poder morar em algum castelo incrível na floresta que estivesse possivelmente amaldiçoado. You deserve each other é seu livro de estréia.
Oi, Ivy como vai? Que bom que o livro lhe agradou. Me parece um Chick-Lit gostoso e agradável de ser lido, ideal para intercalar com leituras mais densas. Abraço!
ResponderBorrarhttps://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/
Ai eu amo esses chick lit que mais parecem um filme da sessão da tarde sabe, são livros que sempre me deixam feliz e me fazem muito bem!
ResponderBorrarAinda não conhecia esse livro mas já tô encantada com essa premissa, já quero pra ontem, coloquei na wishlist! Adorei a resenha!
Que livro incrível! Esse livro parece perfeito para só aproveitar o tempo lendo, mas a autora ainda colocou uma lição ou outra no livro pelo visto. E essa situação de não ser mais quem eram, e postando nas redes sociais uma coisa que não eram, caramba isso é muito a vida real de muitos adolescentes iniciando o oitavo ano kkkk Esse livro me parece muito bom, tirando claro, os personagens secundários como falou, eu prezo muito quando aparecem personagens secundários legais. Gostei um montão da sua resenha ^-^ Espero ler o livro também em algum dia <3
ResponderBorrarBeijos ^-^
Jardim de Palavras
Oi, Ivy!
ResponderBorrarFiquei com vontade de ler esse livro desde o lançamento! É o tipo de leitura que eu amo, essas bem previsíveis com muita comédia e romance. Já adorei os protagonistas haha!
Dica salva :D
Estante Bibliográfica
Parece realmente uma ótima narrativa para fazer a gente refletir sobre o que acontece em nossa vida, em nossos relacionamentos.
ResponderBorrarwww.vivendosentimentos.com.br
Olá, Ivy.
ResponderBorrarEu achei essa capa muito bonita e o enredo chamou minha atenção. Eu amo um livro de suspense ou de fantasia, mas adoro intercalar com esses livros mais engraçados e românticos. Se lançar por aqui vou querer ler ele com certeza.
Prefácio
Oi
ResponderBorrarparece ser uma leitura super divertida e que se le bem rápido, eu achei legal isso da história mostrar que muitos casais escondem sua verdadeiro personalidade, penso que temos que ser verdadeiros perto de quem amamos só assim sabermos se a pessoa que amamos realmente aceitaria as diferenças.
http://momentocrivelli.blogspot.com/
Eu fico toda besta lendo livros do gênero e geralmente me tiram da ressaca na hora. Amei conhecer esse <3
ResponderBorrarAbraço
Imersão Literária
Aaaah que bom que tu gostou! Eu ainda vou ler esse mas não sei quando. Talvez eu me estresse um pouco com a teimosia da Naomi...
ResponderBorrarBeijos
Balaio de Babados
Oi Ivy! Eu sempre falo que não costumo realiza a leitura de chick list porque, as histórias acabam sendo muito parecidas para mim e quando eu estudava no ensino médio consumiua muito esse tipo de leitora, agora, leio com frequências histórias clássicas, Distopias e Nacionais Contemporâneos mas, esse nao peguei dois chick lists para ler e fiquei apaindada pelas histórias, por isso, vou anotar sua dica.
ResponderBorrarViviane Almeida
Resenhas da Viviane
Olá, tudo bem? Não conhecia esse livro ainda, mas fiquei bem curiosa, pois pelo o que tu disse parece ser uma leitura divertidíssima. Adorei a resenha!!
ResponderBorrarBeijos,
Duas Livreiras
Oiii!
ResponderBorrarTem no Brasil? eu amo livros nessa pegada, pena que os personagens secundários foram esquecidos no churrasco, mas eu gosto de livros assim... pois sempre me ajuda a curar uma ressaca hehhehe.
Adorei a resenha! Super completa e bem detalhada, as fotos ficaram lindas!
Beijinhos,
Ani
www.entrechocolatesemusicas.com.br
Olá, tudo bem? Apesar de chick lit ainda ser um gênero bem fora da minha zona de conforto, gostei de tudo que você disse sobre a obra. Ela parece ser bem diferenciada, e apesar do final clichê, fiquei bem curiosa. Já quero super ler. Dica mais que anotada!
ResponderBorrarBeijos
Não conhecia esse livro, mas já me apaixonei logo quando comecei a ler sua resenha! Amo livros divertidos, fofos e apaixonantes. Pela história desse, tenho certeza que me conquistaria logo de cara! Apesar de não ter um plot, a forma como você contou, acho que a autora soube contar tudo com sutileza e prendendo a atenção do leitor. Vou adicionar na minha lista de desejados!
ResponderBorrar