(Review 384) - A segunda morte de Suellen Rocha - Claudia Lemes - De repente, no último livro

3 de septiembre de 2020

(Review 384) - A segunda morte de Suellen Rocha - Claudia Lemes

Título original: A segunda morte de Suellen Rocha
Autor: Claudia Lemes
Editora: Avec (Brasil) 
Páginas: 316
Ano de Publicação: 2020 (Brasil)
Gênero: Thriller / Suspense
Valoração: 
Goodreads / Amazon / Skoob 


Quatro adolescentes fazem um pacto de guardar um segredo horrível. Vinte anos depois, uma delas é mutilada e morta. Na parede, próximo ao corpo, uma palavra escrita com sangue fresco: "Assassinas".
Agora, Mariana, Dafne e Cacau serão sugadas pelo redemoinho de intrigas, política e corrupção da sua cidade natal, e precisam encontrar o assassino antes que uma delas seja a próxima vítima.

A segunda morte de Suellen Rocha  é um thriller policial cheio de reviravoltas e intriga política escrito por Claudia Lemes, uma consagrada autora brasileira que já estava na minha lista há tempos. 

A trama nos traz uma narrativa intercalada entre vários personagens, o que torna a estória ainda mais tensa e, aos poucos, brutal.
Mariana, Cacau, Dafne e Suellen eram melhores amigas. Durante a adolescência elas formaram um clubinho exclusivo, que compartilhava segredos e aventuras. Travessas, o céu era o limite para as quatro garotas, até que uma tragédia abalou a amizade intensa e as transformou em estranhas umas para as outras.
Mariana se casou com o delegado de polícia de Jepiri, Gustavo. E depois de dois filhos, é uma sobrevivente. Ela é vítima de maus tratos e abusos, mas por amor aos filhos e por medo, não sabe como sair desse casamento abusivo.
Cacau se tornou médica como sempre sonhou. A primeira diretora negra do hospital da cidade, bem casada com Paulinho, seu namorado da adolescência, e feliz. Cacau quer ajudar ao próximo, a através da profissão que escolheu tenta o seu melhor.
Dafne é rica, bonita, mas nada feliz no casamento. É que seu marido, Rogério, um cirurgião bem sucedido, não consegue despertar nela uma grande paixão. Ele tenta, mas Dafne não consegue se envolver na vida ao lado dele. Não como ela se sentia quando estava envolvida com Reno, o colega da adolescência que, por acaso, era namorado de Mariana. 
E tem a Suellen, solitária, reclusa, evangélica fervorosa, e agora, a vítima de um crime terrível. Encontrada toda retalhada dentro de sua própria casa, seu assassinato é um mistério, e o recado escrito com o próprio sangue da vítima pelo assassino na parede da casa de Suellen: a palavra "assassinas", acaba despertando mais perguntas do que respostas.
Ninguém sequer desconfia o que pode ter acontecido com Suellen. Ninguém, exceto suas três ex- amigas. Elas guardam um segredo do passado. Um crime que todas precisam ocultar. Mas quando alguém começa a enviar flores para cada uma das três sobreviventes, insinuando conhecer o que elas ocultam, Dafne, Mari e Cacau desconfiam que suas vidas podem estar por um fio. E enquanto Reno, agora repórter policial, investiga os detalhes do crime contra Suellen, ele começa também a chegar mais perto de uma teia de corrupção e poder que envolve os poderosos de Jepiri. E desafiar os que estão no topo pode ser desastroso para todos.

Minha Opinião:

Que thriller bacana, e 100% nacional. Jepiri é descrita como uma típica cidade do interior, neste caso do estado de São Paulo, e os costumes, o cotidiano, tudo, é muito realista, muito parte do universo da gente. Eu gostei tanto da ambientação porque me senti transportada para essa cidadezinha onde parece que nada acontece mas, conforme a leitura avança a gente vai descobrindo que eles são é muito bons em varrer a sujeira pra debaixo do tapete.

O mistério que a Claudia conseguiu criar ao redor da morte da Suellen é cheio de novas reviravoltas, através da personagem a autora foi desenrolando toda uma teia de corrupção e impunidade, de jogos de poder que regem a pequena cidade. Eu gostei como ela consegue expor realidades da sociedade brasileira de maneira tão clara e direta, ao mesmo tempo em que nos apresenta um assassino misterioso e determinado, e quatro ex-amigas super diferentes entre si.

A narrativa é intensa e mega envolvente porque vem intercalada entre vários personagens: as três garotas restantes; Reno; o investigador do caso André Peralta e o delegado/marido psicótico de Mariana, Gustavo. Essa agilidade permite ao leitor poder vislumbrar vários lados da mesma estória e deixou a trama irresistível, amei como tudo estava conectado e vai se revelando em pequenas revelações ao longo das páginas.

Claudia escreve tão bem, a gente sente na escrita da autora o quanto ela trabalhou em nos trazer uma trama bem escrita, cheia de profundidade, com críticas sociais importantes e relevantes, e personagens que, embora de início pareçam apáticos, aos poucos vão tomando forma e prendendo o leitor.
As três garotas sobreviventes conseguem ser tão reais. Cada uma com suas quallidades e defeitos, a maneira de ser delas faz a gente como leitor conseguir visualizar elas como um grupo unido que foi desfeito. Das três minha favorita foi a Dafne, ela é tão resolvida e perspicaz, e conseguia enxergar as coisas além do óbvio. Gostei bastante assim como a Mariana que representa bem o papel da mulher que sofre constantes maus tratos mas se vê impedida de reagir, por amor aos filhos e por medo, uma mulher que foi se deteriorando mais com cada abuso sofrido, até se tornar uma casca do que foi. Mariana representa a realidade de muitas garotas mundo afora.

Esse livro me manteve no escuro até o final, eu não conseguia nem ter um suspeito, porque cada vez que eu imaginava uma teoria, acontecia alguma reviravolta que mudava totalmente os rumos e os suspeitos da vez. Claudia Lemes sabe como escrever um bom thriller e como cativar o leitor com os mistérios que apresenta.

O final foi engenhoso, complexo e surpreendente. Me pegou de surpresa e fiquei muito satisfeita em ver como autora foi caminhando para o desfecho, encerrando todas as pontinhas soltas e nos entregando um final completinho e bem escrito. Arrasou!

Concluindo...

Em resumo, A segunda morte de Suellen Rocha  é um thriller policial incrível! Claudia Lemes me surpreendeu com uma trama extremamente intrincada, inteligente e imprevisível, e os personagens, todos eles, agregaram algo relevante, trazendo junto à um mistério genial um pouco de crítica social real e necessária, mostrando os segredos mais obscuros de uma cidadezinha que, aos olhos de todos, parecia ser pacata. Eu adorei a ambientação e cada detalhe da trama! Vale muito a pena conferir esse thriller nacional impressionante, que prende e surpreende mais a cada página.

"Os tempos mudaram, Caldas. Nada mais tem importância depois de quarenta e oito horas."
"Há coisas que as mulheres são treinadas a não falar para as suas mães. Há coisas que as mães fingem não saber sobre as filhas. E, mesmo assim, em algumas trocas de olhares, em abraços silenciosos e toques de mão, os segredos entre elas são compartilhados, aceitos e absolvidos."
Claudia Lemes é uma escritora brasileira. Cláudia começou a escrever aos 13 anos de idade. Seus primeiros leitores foram suas amigas. Desde então vem amadurecendo sua mão literária e produzindo cada vez mais, sempre movida pela paixão de dar vida às pessoas que vivem em sua mente.

Cresceu no Rio de Janeiro, na Califórnia e no Cairo. Teve a oportunidade de conhecer dezenas de países em quatro continentes e foi essa vida cheia de aventuras, a responsável por seu fascínio pela história, mente e comportamento humano. Em 2015 assinou seu primeiro contrato com a editora Empíreo e desde então vem aprimorando cada vez mais sua escrita e conquistando o grande público.


Web Page Oficial: https://www.claudialemes.com.br/

Instagram: Claudia Lemes





Até a próxima, 


Ivy

21 comentarios:

  1. Caraca, eu amei! Adoro as produções que tem essa pegada mais de suspense policial.
    Um abraço, Dose de Estrela

    ResponderBorrar
  2. Parece ser uma leitura viciante e muito bem trabalhada! Gostei de conhecer o livro, mais ainda por ser uma produção nacional que se passa mais perto da gente! Adoro histórias em que tudo acontece em cidadezinhas pacatas
    Beijoss, Blog Seja Agridoce ♥️♥️♥️

    ResponderBorrar
  3. Oi, Ivy como vai? Me parece um livro maravilhoso de ser desbravado, particularmente adoro o gênero, logo fiquei interessado em lê-lo. Por ser nacional minha curiosidade só aumentou. Que bom que a leitura lhe agradou por completo. Ótima resenha. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderBorrar
  4. Oi, Ivy!

    Nossa, que demais!! Gostei bastante de saber quanto à ambientação, esse diferencial de mostrar a personagem do interior e os costumes do nosso próprio país já traz vários pontos positivos à obra. Fiquei mega curiosa em conferir a história!!

    xx Carol
    https://caverna-literaria.blogspot.com/

    ResponderBorrar
  5. Eu vi que você é mãe, eu também sou. Está sendo super difícil pra mim conseguir ler nesses tempos que as crianças não estão pra escola. Como você tem feito?
    Dá um alo lá no meu blog para sermos amigas, gosto de conversar com outras leitores mamães.
    Bjks
    https://missbiblioteca.blogspot.com/

    ResponderBorrar
  6. Oi, Ivy!
    Nunca li nenhum thriller nacional e amei conhecer esse! Parece um pouco as histórias que a Sara Shepard cria, ambientadas em cidades pequenas e com um grupo de amigas cheias de segredos. Mas é ainda melhor porque tem um toque nacional! Vou querer ler esse com certeza :D
    Amei a resenha!

    Estante Bibliográfica

    ResponderBorrar
  7. Primeiramente, que capa bonita deste livro, amei de mais. Que envolvente parece ser essa narrativa, adorei a ideia da história e fiquei com muita vontade de ler.

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderBorrar
  8. Oi, Ivy

    Aiii que bom ler a sua resenha. Eu estou com esse livro no Kindle e estava enrolando pra ler, mas agora fiquei bem mais animada.
    Eu gosto muito desses thrillers ambientados em cidades pequenas, e saber que a autora sou conduzir isso tão bem, além de criar personagens tão interessantes e com uma bagagem real assim, fez com que eu finalmente sentisse vontade real de ler!! Agora estou com altas expectativas. Hahahaha

    Beijo
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderBorrar
  9. Mulher... e eu que não conhecia esse thriller?
    Sou apaixonada pelo gênero, eu e mais duas amigas!
    Já vou jogar no grupinho agora, haha
    Que bom que você gostou, me convenceu!

    Beijinhos 😘
    Thay - Sankas Books

    ResponderBorrar
  10. Oi, Ivy
    É tão legal ver o quanto os autores brasileiros tem talento pra escrever sobre reviravoltas e suspense <3 Infelizmente não é um gênero que eu goste, por isso não me chamam atenção, mas eu anotei a dica para quem sabe ler futuramente.
    Beijo
    http://www.capitulotreze.com.br/

    ResponderBorrar
  11. Oi Ivy,
    Eu conheci a Claudia Lemes no primeiro evento literário que fui, mas não li nada dela até hoje! Eu sei, é uma vergonha, até por gostar de thrillers, só que no momento, eu não estou bem para essas leituras.
    Vou deixar anotadinho, principalmente, por estar no unlimited, tem mais chances de eu ler, dá pra passá-lo na frente kkkkk
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderBorrar
  12. Olá, Ivy.
    Eu estava esperando sua resenha do livro. E já corri colocar ele no meu KU. Eu já li um livor da autora e amei a escrita dela e acredito que com esse livro não vai ser diferente. Assim que der vou ler ele.

    Prefácio

    ResponderBorrar
  13. Oi Ivy! Já quero ler, adoro este tipo de história e seus comentários me empolgaram. Dica mais do que anotada. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderBorrar
  14. Oi Ivy, tudo bem?
    Eu nunca tinha ouvido falar do livro nem da autora, mas depois dessa resenha vou manter ambos no meu radar. Sou apaixonada por thrillers e, quando são capazes de surpreender, me ganham na hora. O início da resenha me lembrou O Jogo da Mentira, da Ruth Ware, você já leu?
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderBorrar
  15. Tão bom encontrar thrillers que nos deixam apegadas na história! Eu tenho lido alguns que me surpreenderam bastante e vou tentar procurar mais sobre esse.

    Abraço

    Imersão Literária

    ResponderBorrar
  16. Faz um bom tempo que não leio nacionais então já coloquei essa dica na minha listinha de Outubro.
    Beijos,

    Marcela Miranda

    ResponderBorrar
  17. Eu adorei a pegada policial e esse livro se parece muito com um roteiro e merecia virar um longa, alem de parecer viciante.

    ResponderBorrar
  18. Esse livro é tudo aquilo que eu amo num livro, muito suspense! Adorei a indicação, já anotei aqui!

    ResponderBorrar
  19. Ótimo artigo, muito bom visitar e ler seus conteúdos! Sempre com qualidade e excelente informações!!!


    Meu Blog: Bernardo Reis

    ResponderBorrar
  20. Que trama profundo ehin, parece ser ótimo! já quero ler

    ResponderBorrar
  21. Oi Ivy,

    Não conhecia a autora, mas gostei muito da trama desse livro.
    Só pela sua resenha fiquei totalmente vidrada.
    Com certeza vou colocar na lista.

    Bjs
    https://diarioelivros.blogspot.com/

    ResponderBorrar



Subir