Off-topic: Skoob vs. Goodreads - De repente, no último livro

14 de febrero de 2019

Off-topic: Skoob vs. Goodreads

Ou porque não desapego do Goodreads jamais


O Goodreads, uma rede social exclusiva para leitores e suas leituras, é velho conhecido de quem adora ler, e seu primo brasileiro Skoob, aqui por esses lados, conseguiu se tornar ainda mais conhecido. Todavia, me surpreende de vez em quando conhecer blogueiras literárias que não conhecem e nem nunca ouviram falar do Goodreads!

Pra quem não sabe o Goodreads é o pioneiro em redes sociais voltadas para leitura, e todos os outros contemporâneos dele, tais como o brasileiro Skoob ou o mais recente espanhol Alíbrate, vieram inspirados pelo sucesso da rede social gringa.

Comecei a usar o Goodreads com frequência por volta de 2015. É lá que eu resumo as minhas experiências de leitura com mais assiduidade, e é também lá onde acabo interagindo com o maior número de leitores. No começo, o idioma ser apenas o inglês foi um pequeno entrave, porém, o mais bacana do Goodreads é que é uma rede social pensada para atrair públicos de todas as nações e, por conta disso, navegar no site é relativamente fácil, e com o tempo a gente até esquece o detalhe de só ter em inglês.

Hoje em dia vivo tranquila sem o Skoob, mas não poderia dizer o mesmo do Goodreads e neste post eu quero enumerar algumas razões de porquê você, meu caro leitor, deveria dar uma chance para o Goodreads também!

Deixando claro, esse não é um post anti-Skoob ou pró-Goodreads, até porque ambos possuem inúmeras vantagens, e ambos possuem suas falhas, a intenção aqui é apenas comparar, através da minha própria experiência, ambos.




O Goodreads é mais amplo do que o Skoob


O Skoob de uns anos pra cá melhorou consideravelmente no que se refere à livros ali catalogados. Logo que comecei a usar o Skoob me frustrava ver que livros europeus no geral, especialmente de autores espanhóis, nunca estavam catalogados, aí pra colocar uma resenha por exemplo eu tinha que criar uma ficha eu mesma para aquele livro, tomava mais tempo. Hoje em dia já dá pra encontrar mais variedade na rede, e livros que ninguém conhecia já se encontram por lá, ainda assim... não se compara ao alcance do Goodreads.
Goodreads é referência não só para leitores ao redor do mundo, como também para autores que estão publicando seus livros e editoras (inclusive há grandes autores como Brandon Sanderson que são usuários da rede e costumam convidar os leitores mais assíduos para ler Arc´s de seus mais recentes livros). Portanto, no Goodreads você ainda encontra maior variedade do que no Skoob já que o alcance do Goodreads atravessa fronteiras. Lá você encontra raridades, literatura árabe, japonesa, alemã, chinesa, russa, etc com facilidade, no Skoob nem sempre...



O Goodreads possuí alcance internacional

Se você quer uma plataforma que te permite interagir com leitores do mundo inteiro, essa é o Goodreads! Nos meus "amigos" por ali há meninas do Marrocos, da Inglaterra, de Portugal e até da Polônia e Rússia, é uma rede social que permite que possamos conhecer com exatidão o que está bombando no meio literário lá de fora, o que está agradando a galera e mais que tudo, conhecer os novos autores que se destacam mundo afora. O Goodreads é uma rede social exclusivamente literária que abarca blogueiros, youtubers, instagrammers e leitores de todos os países e idiomas, todo mundo falando de livros e mais livros apenas, e isso o torna uma experiência única pra quem, como eu, adora ler.



O Reading Challenge do Goodreads te ajuda a ler mais.


Tá eu sei que o Skoob também possui uma Meta de Leitura, parecida com o Reading Challenge. Mas, pelo que notei por lá, no Skoob para criar a Meta de Leitura você tem que nomear um à um dos livros que pretende ler com antecedência e isso é chato, pois às vezes eu quero escolher meus livros por impulso, e não antecipadamente. No Reading Challenge do Goodreads você apenas estipula quantos livros pretende ler. Tanto faz quais serão, o que importa é cumprir a quantidade escolhida. Acho isso bem mais fácil e estimulante.


Depois que você se acostuma com o inglês básico da rede social, o Goodreads se torna mais fácil que o Skoob


Riam de mim, mas até hoje não sei criar uma "estante" no Skoob. Tentei umas 3 vezes criar o danado do widget que a galera coloca no blog onde fica em exibição as atuais leituras no Skoob, mas não consegui, achei complicado. Além disso o fato de eu usar pouco o Skoob e apenas colocar os livros lidos e não os que estou lendo, torna sem razão querer ter uma "estante" por lá por exemplo, mas além disso há outros detalhes. Acho o processo de escrever uma resenha mais fácil no Goodreads. Quando você confirma que terminou o livro X o próprio Goodreads abre uma janela para que você dê sua pontuação e deixe uma opinião. Já o Skoob, você precisa entender onde deixar a resenha já que não abre a opção automaticamente assim que você confirma o término da leitura. 



O Goodreads é mais atualizado


Se você quer saber sobre tudo o que vai ser publicado e seguir bem os passos do teu autor favorito, o Goodreads é perfeito, pois todos os lançamentos e novidades chegam primeiro por lá. Os livros só ganham sua ficha no Skoob bem depois de já estarem catalogados no Goodreads, porque é o Goodreads a rede que divulga de maneira mais fácil e acessível o que veremos em livros dentro dos próximos anos. Lá dá pra encontrar até sinopses e capas de livros previstos para daqui à 2 anos! Já o Skoob, pelo que sei, fica ainda na dependência dos usuários da rede catalogarem as novidades, o que leva mais tempo já que primeiro a novidade chega no Goodreads e depois, bem depois, é "traduzida" para o Skoob.



O Goodreads é mais organizado


Não sei como a rede social consegue se manter mega organizada. Você quase nunca vai encontrar duplicidade por lá (quando um mesmo livro possuí duas ou três fichas aí fica aquele monte de resenha espalhadas entre as fichas). Todos os livros possuem as informações corretas em uma única ficha, você pode conferir as capas mundiais das diversas edições de um livro em sua própria ficha (clicando em "More Details...), data de lançamento em todos os países, e, se eu cadastro uma resenha na versão em português, minha resenha será vista automaticamente em todas as páginas sobre o livro, seja sua versão publicada em inglês, francês, japonês, etc, não importa, minha resenha estará lá sem que haja necessidade que eu publique em cada uma das edições! 
E o mais legal, é que o Goodreads sempre manda emails anunciando as novidades em lançamento do gênero que a gente mais lê, nos indica livros parecidos aos que favoritamos por lá, e o mais divertido, nos convida a participar de suas enquetes, que costumam eleger os melhores do ano em todos os gêneros (prêmio esse que é considerado importante pelos autores internacionais). 
Já o Skoob, eu encontrei vários livros de autores populares que possuem três ou até quatro fichas o mesmo livro! Às vezes o livro é cadastrado com sua versão original em inglês, depois é cadastrado com sua versão oficial em português e ambos ficam como fichas separadas. Se você postar tua resenha na ficha em português, quem acessa a ficha da versão inglesa jamais encontrará tua resenha por lá, ou seja, se você busca divulgar tua resenha, é uma saco pois vai ter que cadastrar a mesma resenha nas fichas todas que o livro tiver por lá e se tiver em espanhol, inglês e português por exemplo, serão 3 vezes publicando a mesma resenha, já que o site não é capaz de unir os arquivos em um só como o faz com excelência a mãe das redes, Goodreads


Desvantagens do Goodreads


⇒ Nem tudo são flores no Goodreads. É absurdo que o site até hoje só ofereça como idioma o Inglês sendo que é um site que abriga leitores, autores e livros do mundo todo. O Facebook e o Twitter, por exemplo, já oferecem a opção do usuário se cadastrar em seu idioma e usar a rede em seu idioma, o Goodreads não! Desde o cadastro até o manuseio diário pontuando seus livros, tudo é em inglês, o único momento em que você é livre para "abrasileirar" ou "espanholar" ou "argentinizar" ou "japonesar" o seu Goodreads será na hora de escrever a resenha, aí você pode escrever até em aramaico (eu por exemplo escrevo todas as minhas resenhas em português e espanhol, já que no aramaico não sou fluente...haha). Porém, não sei se será impressão minha, mas as resenhas feitas em inglês são sempre as primeiras a serem exibidas no site. 

 Já aconteceu comigo do site perder a contagem dos livros do Reading Challenge do ano passado. Como é uma rede social mega utilizada, de vez em quando dá uns pane por lá e ano passado o Reading Challenge deixou de contabilizar vários livros que havia lido e só arrumaram meses depois, ainda assim, arrumaram diretinho e no final ficou certinho! 

 O fato do Goodreads ser mega utilizado faz com que a resenha seja menos visualizada, já que existem milhares de resenhas do mesmo livro por lá. Então o legal é você adicionar muitos leitores na tua própria lista de amigos, assim eles verão tua resenha com maior destaque. Se você apenas deixa resenhas mas não tem uma lista de amigos, a resenha fica lá aleatória, perdida, e como há muitas, a chance de ser visualizada e ganhar maior divulgação caí consideravelmente. Já o Skoob, dependendo do livro, tem poucas resenhas, e isso torna a rede mais exclusiva e a resenha tem mais chance de ser visualizada.



Vantagens do Skoob !!!


Viu como esse não é um post Anti-Skoob? A rede social tem várias vantagens para o usuário o que a faz ser útil e necessária em vários casos.

O Skoob é o único que oferece a oportunidade de trocar livros. Você pode trocar livro por livro com outro usuário caso ele tenha um desejado teu e você tenha um desejado dele. Ou pode fazer uso do sistema Plus, administrado pelo próprio Skoob. O Plus funciona por meio de créditos, cada troca você consegue 1 ou 2 créditos (depende de quanto você mesma pediu pelo livro) e usa estes mesmos créditos pra solicitar o livro que você quer. Infelizmente o sistema Plus ainda é falho por culpa dos próprios usuários e não da rede social. A opção para trocar por 2 créditos "deveria" ser apenas para livros grossos ou muito raros, pra que o sistema não fosse injusto com quem está abrindo mão de um exemplar especial. Porém, como a "lei do mais malandro" impera no Brasil, tem usuário por lá perdendo a noção e querendo trocar até a Revista Tititi por 2 créditos! Cada crédito vale 19.90 reais, então 2 créditos seriam quase 40 reais. Aí o usuário querer pedir por um livro simples e usado, de 300 páginas, 2 créditos pra troca, é no minimo abusar da boa vontade dos outros usuários e, sem querer querendo, condenar um sistema de trocas que tinha tudo pra ser tri legal transformando o mesmo numa barca furada onde os outros leitores começam a usar apenas "como última opção", o que é bem triste. 

 O Skoob é 100% brasuca!!! Então, o português é a norma da casa, e todo mundo por lá mora no Brasil ou é brasileiro. Enquanto no Goodreads há a vantagem de expandir horizontes conhecendo leitores do mundo todo, no Skoob você tem a vantagem de conhecer leitores brasileiros como você, acompanhar as resenhas TODAS em português e divulgar as tuas resenhas em um ambiente mais familiar. 

 Livros nacionais autopublicados muitas vezes só estão cadastrados no Skoob. Acredite se quiser, mas tem autor nacional que também precisa se atualizar e conhecer mais do Goodreads pois já li livro nacional e quando fui cadastrar minha resenha no Goodreads, cadê o livro por lá? Pois é, o autor deixou passar e só cadastrou no Skoob, e não são poucos os casos ainda. De maneira que, se você lê muito livro nacional autopublicado, especialmente agora com o advento do kindle unlimited pela Amazon, você tem que ter um Skoob pra organizar as resenhas e leituras, pois nesse caso especifico o Goodreads pode não ser o indicado. 

 O Skoob oferece caixinhas literárias, com surpresinhas e brindes para o usuário que se interessar em tornar sócio do Clube Skoob. 
O Clube Skoob é pago mensalmente pelo que sei e eles mandam um livro supresa para os usuários junto com alguns brindes bem fofos e marcadores, o bacana é que há livros que acabaram de serem lançados, mas o chato é que segundo várias pessoas a opção de cancelar a caixinha é complicada e o usuário só consegue após várias tentativas, e isso é uma falha enorme, pois o cancelamento de um serviço é direito do consumidor garantido por lei, viu Skoob?

 O Skoob tem sorteios! Eu nunca ganhei nada em sorteio por lá, mas não se assuste porque eu na verdade nunca ganhei nenhum sorteio na vida, sendo assim não me tome como referência nesse assunto.
Mas, falando do Skoob e não de mim, tem sorteio de vários exemplares de livros por lá, já ouvi falar de gente que ganhou alguns e ganhar livros é sempre show de bola!


Enfim pequenos, esse foi o meu off-topic desta sexta feira, comparando o Skoob e o Goodreads. Claro que relendo o post pra corrigir os erros, também notei que o post acabou se tornando mais favorável ao Goodreads, porém queridos mios, deixemos claros que essa é uma opinião pessoal minha e que há muita gente que ama de paixão o Skoob e não troca nem por morango com chantilly. Por outro lado, há quem vai ler esse post e se identificar comigo, enfim, cada um no seu cada um e o que importa é sempre haver essa variedade de opiniões e certezas sobre um mesmo assunto, né non?

E você, anda fisgada por qual rede social literária no momento? Skoob, Goodreads ou nenhuma das duas e vai no método mais tradicional de manter a tua própria listinha escrita? Me conta tudo!


Nos lemos, 
Bom finde à todos (curtam muito já que o calorzão por fim nos deu uma trégua!!)


Alice

35 comentarios:

  1. Oie!
    Adorei o post!

    Eu confesso que não tenho uma conta no Goodreads mas fiquei interessada em criar uma. Faço o controle pelo Skoob, e pra mim tem sido uma experiência bem bacana. Mas nunca se sabe quando o site pode acabar, do nada... então é sempre bom ter tudo registradinho em outro lugar também! :D

    Bjinhos
    Início de Conversa

    ResponderBorrar
  2. Oi Alice, tudo bem? Que post magnífico! Eu sou a louca da organização, listas, etc... então eu uso Skoob, Goodreads e a minha infalível listinha, hahahahaha! Confesso que não navego tanto pelas redes sociais literárias, tenho poucos amigos por lá (falta tempo pra procurar os blogueiros conhecidos) e acabo me focando em atualizar as minhas leituras mesmo! Eu adoro e acho bem interessante para quem quer utilizar uma plataforma sem se apegar em criar seu próprio método de organização. A única coisa que ainda não consegui me adaptar foi com os aplicativos de ambos os sites, mas no restante é barbada.
    Beijos, Adri
    Espiral de Livros

    ResponderBorrar
  3. Oi, Alice! Tudo bom?
    Eu adoro ambas as plataformas, mas sempre vou no Goodreads quando quero resenhas mais honestas porque parece que o pessoal do Skoob segura a mão na hora de fazer crítica :P escapei de umas belas bombas literárias confiando no pessoal do Goodreads (e quando não confiei, quebrei a cara UHASUHASUHASUHASUH)
    Minha resenhista favorita lá não errou uma até agora!
    Mas acho legal as diferenças entre as plataformas e como dá pra acompanhar as duas dependendo do seu estilo de organização.

    Beijos,
    Denise Flaibam.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderBorrar
  4. Olá, Alice.
    Eu uso o skoob desde que conheci ele. Já o Goodreads eu não entendo nada por ser em inglês hehe. Não consigo ler a opinião do povo e nem encontrar a maioria dos livros porque não sei o nome deles em inglês. Por isso prefiro o skoob. Você falou sobre a meta de leitura do skoob, não precisa colocar o que vai ler antes não, eu vou adicionando conforme vou colocando como lendo também coloco como meta.

    Prefácio

    ResponderBorrar
  5. Oie!
    Adorei! Eu já criei uma conta do Goodreads, mas achei muito confuso hahaha Não sei o motivo! No caso eu prefiro o Skoob porque sei me localizar melhor. Gostei de saber das vantagens do goodreads, isso me deixou com vontade de dar uma chance a essa rede social, principalmente nessa questão de ter mais variedade de livros e sobre as metas. O negócio de metas no skoob me irrita, mas lido bem com isso hehe
    Adorei demais o post!
    Beijos
    Our Constellations

    ResponderBorrar
  6. Olá, Alice. Como vai?
    Vou ser sincera, não gosto do goodreads e meu problema com ele começa com a questão do idioma, não sei bulhufas de inglês e toda vez que entro lá eu me perco. Só cadastrei uma resenha até hoje porque foi pedido de uma autora e custei a conseguir cadastrar. Já o Skoob, amo de paixão, não vivo sem kkkkk

    ResponderBorrar
  7. Oi Alice, como vai? Eu não tenho conta no goodreads pelo simples motivo dele ser em inglês!
    Eu sou uma pessoa que organiza as leituras em vários lugares diferentes e, hoje não vivo sem as minhas planilhas no Excel, isso mesmo! Porque, esses sites de cadastro literários como goodreads e skoob estão no ar hoje mas, podem sair a qualquer momento e todos os meus cadastros serão perdidos então, faço o trabalho duas vezes e não ligo.

    Eu gostei do seu post porque, vejo vários booktubers falando que anotam suas leituras nesse site e, não entendia quais as vantagens dele, o que o seu post conseguiu me explicar. Parabéns pela iniciativa.

    Beijos e Abraços Vivi
    Resenhas da Viviane

    ResponderBorrar
  8. Oi, Alice!

    Adorei o seu post, muito explicativo! Enquanto você não vive sem o Goodreads, eu não vivo sem o Skoob. Confesso que apesar de conhecer o Goodreads, nunca tive interesse em explorar o site e conhecer mais a fundo suas ferramentas. Me adaptei tanto ao Skoob que até dá uma certa preguiça por exemplo marcar todos os livros novamente em outra plataforma. Fora que troco bastante pelo Skoob, tanto pelo PLUS quanto livro x livro, e dá super certo, gosto muito dessa forma, inclusive consigo economizar assim ao invés de comprar os livros que desejo. Ainda assim, gostei de saber mais a respeito do Goodreads e das diferenças entre eles!

    xx Carol
    https://caverna-literaria.blogspot.com/

    ResponderBorrar
  9. Guria, eu não conhecia o Goodreads! Mas admito, também não conheço muito do Skoob HAHAHA baixei ele umas três vezes, não entendi muito bem como funciona e desinstalei, bem como tu disse: ele é complicadinho. Eu queria muito ter uma listinha do que eu li no ano porque sempre acabo esquecendo, então vou experimentar o Goodreads sim, parece ser bom. Ah, não sabia que o Skoob era brasileiro, que massa!

    Um beijão,
    GABS | likegabs.blogspot.com

    ResponderBorrar
  10. Oi Alice!
    Eu uso só o Skoob msm, já consigo fazer bastante coisa legal por lá!
    Mas conheço o Goodreads e às vezes até procuro algo lá sobre lançamentos estrangeiros, mas realmente a questão do idioma é meio frustante pra mim...
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderBorrar
  11. Olá Alice, tudo bem?
    Seu post está completíssimo. Eu utilizo o Skoob desde quando eu iniciei minhas aventuras literárias. Confesso que não conhecia o Goodreads, mas vou testar as ferramentas que ele oferece até mais.

    www.depoisdaleitura.com.br

    ResponderBorrar
  12. Oi, Alice!
    Menina, eu uso os dois porque cada um tem uma vantagem que o outro não tem hahahhahahha Mas eu ainda prefiro o Goodreads.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderBorrar
  13. Oi Alice! Eu uso os dois, o Goodreads mais quando quero saber dos livros que estão sendo lançados aqui e também para ver o que saiu e quero ver no Brasil. Acho os dois ótimos e me ajudam muito no mundo das leituras.
    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderBorrar
  14. Olá!! :)

    GOstei de ler a tua publicação, ate porque eu uso sempre o Goodreads para as minhas leituras, incluindo para o desafio anual e para as maratonas!!

    Confesso que nunca tive problema com a contagem dos livros, mas concordo com as tuas observaçoes! E com as vantagens ainda mais, especialmente com a organizaao!

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderBorrar
  15. Oi
    já vi falar do Goodreads, nem lembro se ja criei uma conta lá, eu uso mais o skoob e sempre troco livros por lá, achei legal a parte da meta do goodreads de estipular a quantidade que quer ler em vez dos livros.

    http://momentocrivelli.blogspot.com

    ResponderBorrar
  16. Eu uso o Skoob desde 2010. Só descobri o Goodreads recentemente e estou com um pouco de pé atrás de migrar para ele porque já estou super acostumada com o Skoob. Mas todos os meus amigos leitores são pró-Goodreads! Até criei minha conta lá, só preciso criar coragem de me aventurar hehe

    Beijos
    www.degradeinvisivel.com.br

    ResponderBorrar
  17. Oi Alice, tudo bem? Eu nunca usei o Goodreads só o skoob, mas sinceramente consigo viver bem sem os dois sem problemas rsrsrsrs

    Bjs, mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderBorrar
  18. Olá,
    Eu uso o goodreads só pra ver a ordem de séries (que realmente é mais fácil de ver lá) mas de resto só uso o Skoob mesmo já que troco livros e coisas assim. Gostei das comparações mas não largo o Skoob hehehehe.

    Debyh
    Eu Insisto

    ResponderBorrar
  19. Oi, Alice! Eu acho muito legal você trazer essas diferenças entre os dois porque eu mesma mal conheço o Goodreads e olha que tenho conta lá, mas é justamente por causa do idioma, que eu detesto ter que ficar tentando traduzir. Mas concordo que o site é muito amplo, tem livro que eu só encontro lá porque algumas editoras não publicaram o bendito aqui e não tem no skoob.
    Mas poderia rolar uma traduçãozinha né?
    Beijo!

    http://www.capitulotreze.com.br

    ResponderBorrar
  20. Oi Alice, tudo bem?
    Adorei o comparativo! Eu só uso o Goodreads pra ler resenhas de livros que recém foram lançados no Brasil, pra saber se são bons ou não (já que ainda não deu tempo dos leitores brasileiros conferirem). Mas confesso que, em termos de design, acho o Goodreads mais feinho. Ali nas resenhas mesmo, é tudo muito "escrito", no sentido de ser sempre a mesma fonte no fundo branco, sem separações.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderBorrar
  21. Eu nunca usei o goodreads, mas o skoob eu uso e adoro de mais! Super útil para os leitores essas plataformas, porque me organizo muito com elas.

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderBorrar
  22. Oi, Alice

    Eu só conheci o Goodreads depois de conhecer o Skoob. Até tenho uma conta lá, zou fluente em inglês, mas não consigo usar o site. Eu entro pra ver os lançamentos gringos e pra ler resenhas de livros nos quais estou interessada e que ainda não chegaram por aqui. Eu vivo pedindo pro Skoob fazer um widget de meta pra botar no blog, mas eles nunca me escutam! Hahahaha
    E no skoob dá pra criar um widget com os livros lidos, é só mudar na hora de criar o widget. ;)
    Uma coisa bacana que eu gosto no goodreads é o prêmio anual deles. Eu nem uso, mas todo ano entro só pra votar! Hahahahh

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderBorrar
  23. Amei o post. Simplesmente amei...
    Eu uso os dois sites. Ao mesmo tempo. Atualizo um e depois atualizo o outro.
    E concordo muito com os benefícios que você elencou.
    Que ideia fantástica e que post bem pensado e executada.
    Sou sua fã. hahahaa

    Beijo

    www.coisasdemineira.com

    ResponderBorrar
  24. Oi Alice, tudo bem?
    Bem no início eu comecei usando o Goodreads, mas acabei perdendo a paciência por não saber como funcionava bem uma rede social literária. Logo em seguida conheci o Skoob e agora só uso ele, controlo minhas leituras, metas e posto minhas resenhas, mas acredito que o site possa melhorar muito em diversas questões. Adorei o seu post e as comparações!

    Obrigada pelo carinho. Volte sempre!
    Um super beijo :*
    Claris - Plasticodelic

    ResponderBorrar
  25. Oi, eu conheço o Goodreads quase que o mesmo tempo que conheço o Skoob, minhas continhas nesses dois sites já tem alguns anos, rsrs. Pra registrar minhas leituras e organizar meus livros, uso mesmo o Skoob, o Goodreads eu uso mais para pesquisar livros estrangeiros, saber se é de série e coisas do tipo. Amei seu post, ficou bem completinho.

    ResponderBorrar
  26. Oi, Alice, que demais esse post, eu não conhecia Goodreads e te confesso que não utilizo muito, antes eu sempre tinha e mantinha o skoob atualizado, mas parece que cansei e até mesmo enjoei sabe?
    Gostei muito de saber a diferença e as vantagens e desvantagens de cada um.
    Bjs

    ResponderBorrar
  27. Eu acho a ideia do Skoob legal, pois reúne vários brasileiro. Mas achei que o desenvolvedor parou no tempo e não trouxe nada de interativo - tirando o plus.
    Eu gosto do Goodreads, principalmente quando não consigo identificar o gênero literário de alguma obra, lá tem detalhes =D

    Sai da Minha Lente

    ResponderBorrar
  28. eu uso muito o skoob apesar de ter cadastro no goodreads há bastante tempo
    acho que uso mais o skoob pela comodidade sabe, porque ja conheço melhor a plataforma e tal
    gostei do seu post ja que eu nunca tinha pensado em questõe como alcance internacional
    parabéns!!

    ResponderBorrar
  29. Oi Alice, sua linda, tudo bem?
    Eu sempre consulto o goodreads, inclusive estou sempre de olho no prêmio que eles fazem todos os anos. Também sempre consulto o skoob para saber mais dos livros e conhecer a opinião das pessoas. Achei o máximo você fazer esse post super completo, inclusive dando dicas do que é bom em cada um e trazendo as partes ruins também. Adorei!!!
    beijinhos.
    cila.

    ResponderBorrar
  30. Oi, Tudo bem?
    Eu sempre receio do goodreads, pelo fato de ser em inglês, mas depois das suas dicas, e vantagens vou me inscrever, é muito bom acompanhar as novidades em primeira mão!
    Eu utilizo bastante o Skoob, e amo bastante atualizar as minhas leituras por lá! <3
    Ótima postagem!!! :)

    Beijos,
    Eli - Leitura Entre Amigas
    http://www.leituraentreamigas.com.br/

    ResponderBorrar
  31. Oi, Alice! Nossa, adorei o seu post!
    Assim, já tentei participar mais ativamente do Goodreads mas, sinceramente, eu mesma não consegui ainda me achar ali dentro. Tenho mais dificuldades de encontrar livros por lá, mesmo porque eu leio mais em português, então tive dificuldades em encontrar alguns títulos que já foram trazidos para o Brasil. O skoob eu acho mais vantagem, embora a comunidade do Goodreads seja realmente muito maior. Quem sabe eu não tente novamente esse ano. rs
    Bjos
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderBorrar
  32. Eu conheço os dois desde que comecei essa vida de blogueira mas confesso que me adaptei melhor com o tio Skoob mesmo, tanto que sempre tento manter ele o mais atualizado possível, mas conheço pessoas que usa ambos, eu sinceramente não vejo necessidade disto mas vai de cada um não é mesmo? Adorei seu post, como você mencionou ainda tem pessoas que não conhecem ambos ou é um ou outro, não é tão dificil conhecer pessoas assim infelizmente. Parabéns pela publicação.

    Beijos

    ResponderBorrar
  33. Conheço o Goodreads faz um tempo e já utilizei, mas me adaptei melhor ao skoob então acabei abandonando, quem sabe no futuro volte a usar.

    ResponderBorrar
  34. Olá
    Confesso que já tentei diversas vezes me adequar (e ainda estou tentando) ao goodreads, mas confesso que acho ele bem complicadinho. Uma correção ao seu post: No skoob eu coloco os livros como meta de acordo com a leitura ou seja eu não preciso escolher os livros antecipadamente não. Eu simplesmente vou lendo e colocando como meta igual ao Goodreads. Acho que mesmo que eu consiga me adequar, e mesmo com todas estas qualidades que você citou não irei abandonar meu querido Skoob e não me sinto incomodada já que não percebo tanta diferença assim. Mesmo assim adorei o post.
    Beijos

    ResponderBorrar
  35. Eu já dei uma passadinha pelo Goodreads, porém, confesso que o layout me deu tanta agonia que acabei deixando pra lá. Aí, acabei optando pelo skoob mesmo. Mas gostei de saber sua opinião.
    Bjim!

    ResponderBorrar



Subir