(Review 152) - Since you´ve been gone - De repente, no último livro

12 de septiembre de 2017

(Review 152) - Since you´ve been gone

18189606Since you´ve been gone
Morgan Matson

Plataforma Neo 


Autoconclusivo

384 Páginas
 Romance / Juvenil  
Emily e Sloane sempre foram melhores amigas. Porém, justo antes daquele que deveria ser o verão mais épico de suas vidas, Sloane simplesmente... desaparece. E o único que deixa para trás é uma estranha lista de coisas para cumprir. Nela constam treze tarefas que Emily não realizaria jamais. Mas, e se aquela lista fosse a pista para Emily descobrir onde está a sua melhor amiga? Colher maçãs à noite? Tranquilo, isso é fácil. Dançar até o amanhecer? Claro, porque não... Beijar um desconhecido? Humm... Nadar pelada?!!! Ah isso não! Emily agora deverá enfrentar um verão que virá cheio de surpresas, mas poderá sempre contar com a inesperada ajuda de Frank Porter para tachar alguns dos itens da lista de Sloane.  
Resenha:

Since you´ve been gone é mais um dos sucessos da extraordinária Morgan Matson. Não escondo minha admiração pelos livros da autora, suas histórias sempre parecem transportar-me para outros lugares, outras vidas, e, por mais banais que possam parecer as sinopses de seus livros em um primeiro momento, sempre sei que ao longo das páginas encontrarei surpresas, detalhes que diferenciam os livros de Morgan de outros YA´s comuns. Um detalhe importante nas histórias de Matson é notar que a autora, diferente de outros muitos autores juvenis, quase nunca coloca o romance ou o amor como foco principal de seus livros. Suas histórias contém uma boa dose de romance, relaçoes conturbadas e até mesmo complicadas, porém, o romance sempre fica em um plano secundário, e é geralmente um tema diferente que acaba ocupando a prioridade em suas novelas. Família, amizades, enfermidades, traumas e lembranças dolorosas, culpas e desenganos, seja como for, os personagens de Morgan estão sempre lidando com alguma questão profunda e, mesmo que de início seus livros pareçam cansativos e até mesmo metódicos (como é o caso de Since you´ve been gone) e que suas protagonistas em um principio pareçam garotas perdidas e confusas (como é o caso de Emily neste livro) insisto para que cada leitor continue a leitura até o final, pois nos últimos capítulos todas as peças se encaixam com perfeição e tudo se resolve de uma maneira tão crível e ao mesmo tempo tão inesperada que, ao fechar o livro, fica a sensação de termos também nós, leitores, sido participantes desta grande jornada. 

Emily é timida, tem medo de cavalos e de correr riscos, é uma garota solitária, que passou dois anos de sua vida tendo apenas uma melhor amiga, Sloane, alguém que é todo o oposto à Em.
Sloane é alegre, divertida e corajosa, capaz de aceitar qualquer desafio. Em e Sloane se completam como duas metades. Mas quando Sloane desaparece sem deixar rastros, Emily se sente ferida e perdida, tendo apenas em suas mãos uma misteriosa lista, deixada por Sloane, com 13 desafios para Emily enfrentar, coisas que ela sempre temeu e evitou à todo o custo. Em resumo, aceitar viver todos os riscos que Emily cuidadosamente esquivou. De inicio, Emily não se sente capaz de completar a lista, mas diante da sensação inevitável de derrota, ela decide pouco à pouco abrir-se a possibilidade de encarar com calma os desafios propostos por Sloane, para quem sabe, ao fim de cada item, poder encontrar alguma pista sobre o que aconteceu com Sloane e onde ela está. 

Em seus primeiros capítulos (em suas primeiras 100 páginas para dizer a verdade), Since you´ve been gone foi um livro de altos e baixos. Eu realmente queria saber o que aconteceu com Sloane, queria entender a amizade que unia as duas meninas e queria descobrir as surpresas que a autora nos reservaria ao final de sua história. Ao mesmo tempo, confesso que foi difícil seguir com a leitura. Eu não conseguia empatizar com Emily ou Sloane, ambas me pareceram demasiado raras, dificeis de se entender. Emily é muito medrosa, esquisita, dependente como uma menina pequena. Sloane aparenta ser a amiga dominadora, determinada a resolver tudo, acostumada em ter sua vontade cumprida e que as coisas ocorram sempre à sua maneira. Ambas me caiam muito mal.
Com o passar dos capítulos, Emily vai mudando sua percepção, abrindo-se à novas descobertas, confiando em novas amizades e descobrimos que por trás da capa de garota assustada se escondia alguém muito valente. Emily, em sua devoção por Sloane, aceitou tomar riscos.
Sloane também conquistou meu carinho nos últimos capítulos. Confesso que foi um personagem que me deixou com sentimentos encontrados em grande parte da leitura porém, sendo a grandiosa Morgan Matson escrevendo, eu já sabia que tudo se explicaria ao final. E assim aconteceu... Passei pouco à pouco a compreender Sloane, e ao final a personagem conseguiu me comover, pois consegue ser humana sem ser perfeita, e nos mostra que as primeiras impressoes nem sempre são as que permanecem, pois Sloane conseguiu mudar completamente a visão inicial que tiev sobre seu caráter.
No caminho de mudanças e desafios de Emily, novas descobertas virão e amizades inesperadas surgem diante de si. Dawn, Collins e Frank Porter são três personagens diferentes entre si, que mais uma vez parecem unir-se para trazer-nos uma história emotiva e viciante. 

O que mais gosto na escrita de Morgan Matson é que ela não tenta fazer o leitor acreditar em um mundo perfeito, em um universo perfeitamente ordenado em que tudo sempre dará certo e todos serão felizes como nos contos de fada. Nos livros de Morgan há perdas, amizades desfeitas, relacionamentos quebrados, e por mais que desejemos que as coisas se consertem ao final, nem sempre a autora nos dará essa satisfação, nos ensinando que mesmo quando as coisas não se resolvem, isso não significa que seja o fim, mas apenas a chance de se tomar um rumo diferente ou de começar de novo. 
Morgan escreve histórias realistas, sobre pessoas que poderiam ser qualquer um de nossos muitos conhecidos, sobre histórias que poderiam passar em nossas próprias vidas. É fácil sentir-se tragado por suas histórias e por sua ambientação simples e ao mesmo tempo completa. E como já disse desde o inicio, embora seus livros às vezes possam ter um inicio pesado ou personagens dificeis de entender, Morgan possui um talento nato para conduzir-nos até o final sem permitir que percamos o interesse no destino de seus personagens e, nas últimas páginas, quando tudo se conecta com perfeição, nos daremos conta de que valeu a pena dar uma oportunidade à mais um de seus livros.

Recomendo esse livro, porém com ressalvas. Admito que não considero este o melhor livro de Morgan Matson. Como disse, as protagonistas da história são meninas dificeis, imcompreendidas. Mesmo assim, para quem busca um romance juvenil diferente, que não esteja completamente focado apenas no romance, mas em outros conflitos e temas, em questoes mais profundas, os livros de Morgan são um excelente ponto de partida. Os primeiros capítulos são pesados, e cheguei a cogitar em abandonar a leitura, acreditando que o livro não era para mim. Ainda bem que insisti e continuei, pois ao final me apaixonei pela história dessas duas garotas, tão opostas entre si e que ao mesmo tempo parecem carregar um pouquinho de cada um de nós.

Imagen relacionada

Morgan Matson nasceu em 19 de setembro de 1981 e cresceu em Nova York e Greenwich (Connecticut). Frequentou o Occidental College en Los Ángeles, mas quando estava na metade de seu curso de teatro, começou a trabalhar no departamento infantil da Livraria Vroman e se apaixonou pelo gênero literário Young Adult. 

Depois de formar-se em Inglés e Teatro, fez uma pós em Literatura Infantil na New School. 

Amy & Roger's Epic Detour está inspirado em três viagens que fez Morgan pelas autopistas nos Estados Unidos, e foi publicado em 2010. Retornou à Universidade do Sur da California onde, em 2011, fez uma pós em Escrita de Roteiros. 

Sua segunda novela, Second Chance Summer (No Brasil: Um Verão para recordar), foi publicada em maio de 2012 e está inspirada nos verões que passou nas montanhas de Pocono na Pennsylvania. Seu terceiro livro, Since You've Been Gone, foi traduzido ao espanhol pela Plataforma Neo com o título Desde que te fuiste, a mesma editora que publicou seus livros anteriores em espanhol.
Suas obras já foram publicadas em mais de dez idiomas ao redor do mundo.
Atualmente vive em Los Ángeles, ama viajar, e está conhecendo novos lugares sempre que pode. Seu mais recente livro, The Unexpected Everything já está venda em Inglês e ainda em 2016 deverá ser publicado em espanhol.

Web Page Oficial: http://www.morganmatson.com/

Twitter: Morgan Matson 



Beijos...

Nos Lemos...



Alice

15 comentarios:

  1. Oi, Alice. Eu não conheço a autora, aqui no Brasil é difícil ver esses títulos, infelizmente. Mas eu curti a premissa, talvez não consiga chegar até o final porque as protagonistas realmente não chamam atenção, mas eu curti muito o enredo.
    Beijos
    http://www.leitoraencantada.com/

    ResponderBorrar
  2. Oi, Alice!

    Esse livro já me chamou a atenção pela capa hahaha gostei bastante da premissa, e achei legal o fato de a autora não focar no romance em suas obras (o que é beem raro).

    Beijos,
    Isa
    http://viciadas-em-livros.blogspot.com.br/

    ResponderBorrar
  3. Oi Alice, tudo bom?
    Eu li 'Um verão para recomeçar' da Morgan e me apaixonei pela sensibilidade e pela profundidade das histórias que ela criou. As meninas lá do blog já leram Since e amam de paixão, dizem que é o melhor dela. Minha curiosidade só tem aumentado com o tempo e a sua resenha ajudou mais ainda!

    Beijos,
    Denise Flaibam.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderBorrar
  4. Oi, Alice!
    Gente, toda vez que vejo esse título me lembro da música da Kelly Clarkson hahhaha Será se tem ligação? Só eu lendo pra saber.
    Já sei que de início vou odiar essas meninas, mas bom saber que a autora não tenta fazer tudo um conto de fadas.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe do sorteio de aniversário do Balaio de Babados e O que tem na nossa estante

    ResponderBorrar
  5. Oi Alice
    Adorei esta capa e já o leria. Gosto de romances juvenis, acho que eu iria curtir a leitura.

    Beijinhos
    https://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br

    ResponderBorrar
  6. Oi querida!
    Adorei a sua opinião sobre o livro. Gosto muito de ver (ou ler) os reviews dos leitores. Pois é a forma mais descontraída de saber mais sobre a história. Eu também gostei muito dessa capa, acho que ficaria linda na minha estante, kkkkkk.

    Beijoss, Enjoy Books

    ResponderBorrar
  7. Oi Alice,

    Nunca li nada da autora. Parece ser uma leitura bem interessante ainda mais pelo enredo.
    Vou anotar para ler algo da Morgan.
    Bjs
    http://diarioelivros.blogspot.com.br/

    ResponderBorrar
  8. Oi, Alice

    Nunca li nada da autora, mas só de saber que ela não foca suas histórias nos romances ela já ganha pontos comigo. Sabe, eu gosto de romance, mas acho que às vezes a história funciona muito melhor sem eles, ainda mais as histórias mais juvenis.
    Saber que suas histórias também conversam com a realidade também me atrai, pois é muito mais bacana ler uma trama em que podemos identificar elementos do nosso cotidiano.
    Só não curto essa capa, acho muito propaganda de catálogo de roupa! hahahahahah

    Beijo
    - Tami
    Blog Meu Epílogo | Instagram | Facebook

    ResponderBorrar
  9. Olá.

    Adorei a sua resenha!
    Li apenas um livro da autora que foi lançado aqui no BR que é "um verão para recomeçar" e adorei bastante.
    Esse livro já entrou na minha lista de desejados. Quero muito!

    Beijos,
    Blog PS Amo Leitura

    ResponderBorrar
  10. Oi, Alice! Tudo bem? Tenho um amigo que ama esse livro e essa autora! Eu acho a capa e a premissa dele muito boas. Espero lê-lo algum dia! ;)

    Abraço

    https://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderBorrar
  11. Oi Alice,
    Não conhecia o livro e nem a autora, mas gostei bastante da premissa.
    Achei bem legal a autora não manter foco no romance, e sim em questões mais profundas ainda mais sendo um livro juvenil.
    Já quero saber onde está sloane haha

    beijinhos
    She is a Bookaholic

    ResponderBorrar
  12. Oi
    nem conhecia, o título lembrou o nome de uma música, mas a história chamou minha atenção e fiquei curiosa para saber porque a menina desapareceu e o que aconteceu, bem que podia ser publicado por aqui.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderBorrar
  13. Oi Alice,
    Será que só eu lembrei da música da Kelly Clarkson? HAHAHAHAHA
    Não conhecia a obra, mas fiquei bem animada com o que li.
    Tomara que seja publicado em breve aqui no Brasil!
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderBorrar
  14. Oi Alice!

    Não conhecia esse livro. Não gostei muito da premissa dele, pois não sou fã desse gênero. A resenha está ótima e acredito que pra quem curte essas histórias deve ser muito bom!

    Beijos

    Vivian
    Saleta de Leitura

    ResponderBorrar
  15. Olá!
    Nunca li nada da autora mas essa história me parece basante interessante. Fiquei curiosa em saber o que aconteceu com Sloane, mas me pareceu um caminho tortuoso até descobrir isso..HAHAHAHAHAHAHAHAHAHA

    Um super beijo
    Livros em Contexto

    ResponderBorrar



Subir