(Review 1) - Conselho de Amigas - De repente, no último livro

22 de julio de 2015

(Review 1) - Conselho de Amigas

1743820Título Original: A Little Friendly Advice
Autor: Siobhan Vivian
Editora: Push
Páginas: 256 páginas
Lançamento: Março de 2008
Goodreads
My English Review about this Book: Click Aqui para Ler

SINOPSE:

Ruby está completando 16 anos... mas o dia especial não é tão doce quanto foi planejado. Seu pai, desaparecido há muito tempo aparece e Ruby não quer ter nenhuma relação com ele. Ao contrário, ela quer sair com seus amigos - a leal Beth, a perigosa Katherine e a fofoqueira Maria. Elas dão muitos conselhos a Ruby - sobre garotos, seu pai, como ela deve se vestir e como deveria estar se sentindo. Mas na verdade, ela não sabe o que pensar ou sentir. Especialmente quando um novo garoto entra em cena... e Ruby descobre que algumas de suas amigas não são tão verdadeiras quanto dizem.



RESENHA:

17297392Ah meu Deus! De verdade, é triste uma primeira postagem totalmente negativa, mas, o que eu deveria dizer sobre um livro que eu simplesmente não gostei? Um livro que me fez sentir como se eu tivesse perdido o meu tempo? Quase larguei ele na metade e só não larguei porque eu ainda tinha a esperança de que de repente ele ficaria melhor, eu não queria ter aquela sensação de tempo perdido e aquela culpa no fundinho da cabeça dizendo: se eu tivesse lido mais algumas páginas, com certeza me surpreenderia e o livro ficaria melhor.
Ás vezes eu me pergunto se era eu que não estava bem nos dias em que li esse livro ou se o livro realmente é tão fraco quanto me fez sentir. Essa é a minha opinião pessoal independente de tudo e aí vai:
Não gostei, não voltaria a ler e se escrevessem uma sequência dessa história, eu não me interessaria em ler.
A história é chata, a Ruby e a sua melhor amiga Beth são insuportáveis, elas tem uma amizade tóxica, onde uma domina a outra, não há uma troca saudável entre elas, é apenas uma que manda e a outra que obedece cegamente. A protagonista, Ruby, é tão sem sal, um pouco boba, uma adolescente que vive em uma bolha imaginária, e é até uma surpresa quando ela esboça alguma reação própria diante de algum fato.
Os únicos personagens com que simpatizei foram Charlie, a gracinha de garoto que vai ter um flerte com a Ruby, a Maria e a Katherine (que, estranhamente, na sinopse são descritas como a "fofoqueira" e a "perigosa" - e eu sigo sem entender até agora o porquê dessa descrição que não condiz com as personagens).
O pai da Ruby é um covarde irritante, a mãe dela é igualmente chata, ou seja, o centro do universo no livro é Ruby e sua melhor amiga Beth, o foco é a sua amizade esquisita e isso torna a leitura muito cansativa porque eu não me identifiquei e nem gostei das personagens.
Eu acredito que a autora quis retratar o típico drama adolescente comum, da garota que está descobrindo a vida, começando no amor, e tem que lidar com coisas duras que surgem no meio do caminho, a complicada relação de filhos e seus pais, o lado complicado das escolhas das pessoas "adultas" e as consequências de suas escolhas e atos nas vidas daqueles que dependem deles. Certamente a intenção foi trazer um relato sensível de uma adolescente comum vivendo problemas rotineiros e comuns, mas a narrativa se tornou chata e tediante por causa da falta de carisma e personalidade das personagens principais.
Já ouvi falar muito dessa autora e inclusive tenho outro livro dela aqui, o qual ainda não li, mas realmente espero poder ter uma opinião melhor à respeito de seus próximos trabalhos. Por enquanto, posso dizer que Siobhan Vivian ainda não me conquistou.

Pontuação da Alice:


Um grande beijo à todos,

No hay comentarios.:

Publicar un comentario



Subir