(Review 394) - From blood and ash (From blood and ash #1) - Jennifer L. Armentrout - De repente, no último livro

27 de octubre de 2020

(Review 394) - From blood and ash (From blood and ash #1) - Jennifer L. Armentrout

Título original: From blood and ash
Autor: Jennifer L. Armentrout
Editora: Blue Box Press (EUA)
Páginas: 634
Ano de Publicação: 2020 (EUA) 
Gênero: Fantasia Adulta
Saga: From blood and ash
1. From blood and ash 
2. Kingdom of flesh and fire
3. Sem Título definido
Valoração: 
Goodreads / Amazon / Skoob


Uma Donzela...


Escolhida desde o nascimento para inaugurar uma nova era, a vida de Poppy nunca foi dela, a vida da Donzela é solitária. Nunca ser tocada. Nunca ser vista. Nunca falar com ninguém. Jamais sentir prazer. Esperando pelo dia de sua Ascensão, ela prefere estar com os guardas, lutando contra o mal que levou sua família, do que se preparar para ser considerada digna pelos deuses. Mas a escolha nunca foi dela...


Um dever...


O futuro de todo o reino repousa nos ombros de Poppy, algo que ela nem tem certeza se quer para si mesma. Porque uma Donzela tem um coração. E uma alma. E saudade. E quando Hawke, um guarda costas de olhos dourados obrigado a guardá-la para a Ascensão, entra em sua vida, destino e dever tornam-se emaranhados com desejo e necessidade. Ele incita sua raiva, faz com que ela questione tudo em que acredita e a tenta com o que é proibido.


Um reino...


Abandonado pelos deuses e temido pelos mortais, um reino caído está se erguendo mais uma vez, determinado a recuperar o que eles acreditam  ser deles através da violência e vingança. E a medida que a sombra daqueles amaldiçoados se aproxima, a linha entre o que é proibido e o que é certo fica turva. Poppy não está apenas prestes a perder seu coração e ser considerada indigna pelos deuses, mas também sua vida quando cada fio encharcado de sangue que mantém seu mundo unido começa a se desfazer. 

Eu gosto muito da escrita da Jennifer Armentrout, ela me surpreendeu na série Lux e também em outros livros que li, tanto de fantasia quanto de romance, e talvez por conta das altas expectativas que tinha para From blood and ash,  eu acabei literalmente quebrando a cara.


Poppy, a protagonista, é a Donzela. Ela é a possuídora de um dom, protegida e guardada por todos até o dia de sua Ascensão. Poppy é considerada uma espécie de milagre e de salvadora e por conta disso ela é sempre protegida, não tem amigos e vive isolada. Até que um novo guarda, chamado Hawke, assume a segurança da garota. Hawke desafia Poppy a superar-se e aos poucos se revela bem mais do que parecia. Enquanto isso, as certezas da garota ameaçam ruir cada vez mais e as verdades que ela tinha como incontestáveis logo se tornam duvidosas. 

Enquanto isso, um antigo príncipe reivindica o poder. Ele tem seguidores leais e em seu nome houveram verdadeiros banhos de sangue em inúmeras guerras. Poppy está do lado oposto à ele, mas quando Poppy descobre que o príncipe está perto e a quer para sua causa, a garota terá que aprender em quem confiar, para não perder tudo que ama completamente.


Minha opinião:


From blood and ash é legal e só. Poderia ter sido uma leitura alucinante, e ganhado fácil 5 estrelas, mas pra mim não causou esse efeito. No caminho houveram problemas que tornaram a leitura pesada, e terminei o livro de certa forma decepcionada. 

A autora quis reconstruir um universo de vampiros e lobisomens mais original, onde estas sociedades possuem novos nomes e hierarquias, e tudo é até que bem interessante se não houvesse sido deixado para ser explicado às pressas, de maneira bem aleatória. A ambientação, as lendas e tudo o que permeia o universo criado pela Armentrout poderia ter sido envolvente, poderia ter sido incrível, mas acabou perdendo foco e espaço para o romance e um pequeno punhado de cenas eróticas que, pra mim, foram descritivas em excesso, ao ponto de se tornar desnecessário. 


Eu até entendo a autora querer desenvolver o romance e a inclusão de cenas de conteúdo mais adulto em um livro fora da seara juvenil, mas Jennifer acabou pesando a mão, perdendo a chance de trazer informações valiosas ao leitor enquanto preferiu focar no casal, no tal amor incontrolável deles e nas cenas decorrentes disso.


Para começo de conversa talvez o fato das cenas eróticas terem soado tão desconfortáveis para mim tenha sido justamente porque eu não me afeiçoei ao casal. Os sentimentos não me convenceram em nenhum momento.

Poppy tem uma paixão juvenil pelo Hawke. Quando iniciamos o livro ela já é praticamente apaixonada por ele, e vivia espiando o tal guarda em seus treinamentos. A gente começa a leitura já tendo que testemuhar os suspiros de Poppy por Hawke. Parecia crush adolescente, e quando ele efetivamente entra no jogo, Poppy se mostra imatura e ingênua demais. Ela acredita em tudo o que Hawke fala sem nem pestanejar e suas atitudes se tornam um pouco egoístas também. Poppy apenas vive essa paixão,e ao longo do caminho, enquanto as coisas vão acontecendo e ela vai perdendo gente importante, a garota continua vivendo numa nuvem porque segundo ela "não consegue frear seu coração". Isso me dava bastante nos nervos, esperava uma mocinha mais aguerrida e heróica e menos manipulável e egoísta.

O Hawke se torna guarda pessoal da Poppy e os sentimentos dele, a fixação que ele passa a ter por ela, soou fake e forçado para mim. Até o final achei o romance um pé no saco literalmente, e não curti. A autora pegou todo o potencial da trama e investiu tudo o que tinha nesse romance, e esse foco tão grande tirou o brilho que a trama poderia ter tido, a probabilidade de ter sido diferente, magnética e eletrizante como prometia em sua sinopse "para os fãs de Sarah J. Maas e Laura Thalassa".


Como eu disse, o universo é legal e original, mas perdeu muito espaço para o casal e o relacionamento deles, e lá para perto do final, quando as coisas finalmente se revelam e começam a empolgar, novamente as atitudes tolas de Poppy colocam muito a perder.


Eu ainda quero ler o segundo livro e descobrir onde tudo isso vai dar. Há pontas soltas que me deixaram bem curiosa e eu realmente espero que nesta segunda parte a autora desenvolva melhor esse universo que criou, apresente mais os personagens secundários que possuem potencial para deixar a trama mais interessante, e consiga, quem sabe, ainda me fazer simpatizar com o casalzinho principal.


From blood and ash é um livro bem longo, uma primeira parte de saga de mais de 600 páginas e sinceramente, parte do erro, está aí. Pelo menos umas 150 páginas não teriam feito nem falta! Tem muito recheio para uma estória que só vai trazer tensão nos momentos finais, e isso pode enfadar alguns leitores (euzinha). Ainda assim, a escrita da Armentrout é cheia de surpresas e ela consegue finalizar a primeira parte levando a trama para um rumo bem inesperado, que pode tornar a saga bem diferente em sua segunda parte.


Concluindo:

O que eu gostei:


➽ O universo criado e toda a mitologia por trás das criaturas inseridas na trama


➽ A narrativa de Armentrout é boa.



O que eu não gostei:


➽ Personagens secundários mal aproveitados


➽ Protagonista tola, volúvel, manipulável, ingênua e egoísta


➽ Mocinho pouco convincente


➽ Romance fraco


➽ Cenas eróticas forçadas e desnecessárias


➽ Excesso de páginas, capítulos longos demais


"A morte é como um velho amigo que faz uma visita. Ás vezes aparece quando é menos esperado, e outras vezes você já está esperando por ela. Não será a primeira e nem a última vez que ela fará uma visita, mas isso não torna nenhuma morte menos dura ou implacável." 



"Algumas verdades não fazem nada além de destruir e desfazer o que não salvam. As verdades nem sempre nos libertam. Só um tolo que passou a vida inteira sendo alimentado por mentiras acredita nisso."

Continua em:

Jennifer L. Armentrout é uma autora americana, vive em West Virginia e, quando não está escrevendo gosta de ler, malhar e assistir a filmes de zumbis. Ela vive com o marido e seus cachorros. Começou a escrever nas aulas de álgebra, o que explica suas notas abomináveis em Matemática. Entre diversos best-sellers, é autora dos livros da Saga Lux

Web Page Oficial: https://jenniferlarmentrout.com












Até a próxima, 



Ivy

23 comentarios:

  1. Oi, Ivy
    Eu acho isso um desperdício de capa e um desperdício de talento KKKKK Eu amo demais os YAs da autora, tanto que estava animada para esse livro, mas fiquei bad porque vi que ele não tem muito potencial sabe, e não é só a sua resena... então estou meio assim, acho que vou passar a indicação. Quem sabe futuramente eu não leia.
    Beijo!
    http://www.capitulotreze.com.br/

    ResponderBorrar
  2. Oi Ivy,
    Acho que se fosse escrever um livro de fantasia atualmente não seria de vampiros. Eu adoro, mas muita gente ainda tá enjoado. haha
    Uma pena esses deslizes na construção da protagonista, mas fiquei curiosa com o dom "milagroso" dela.
    Escuto muitos elogios pela série Lux, acho que vou conhecer a autora por lá mesmo. haha

    tenha uma ótima semana :D
    Nana - Canto Cultzíneo

    ResponderBorrar
  3. Oi, Ivy. Tudo bem? Que pena você ter se decepcionado com a leitura deste livro. É tão ruim quando o leitor quebra a cara não é mesmo? A premissa é atraente. Espero que o prõximo livro funcione melhor para você. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderBorrar
  4. Oi Ivy,

    Poxa que pena, não é a primeira resenha que vejo apontando esses pontos. Eu também adoro a escrita da autora, mas já li um livro dela há muito tempo que ela pesou a mão no hot e acabei terminando o livro com mais ódio do que amor.
    Espero que no segundo ela consiga ajeitar melhor as coisas.

    Bjs
    https://diarioelivros.blogspot.com/

    ResponderBorrar
  5. Oi, Ivy! Tudo bom?
    Ai, se tem uma coisa que cansa minha beleza mais do que protagonista influenciável e tapada é coadjuvante que existe pra quase nada. Mal aproveitar secundário deveria ser um sacrilégio!
    Eu nunca li nada da Jennifer, mas a outra série dela publicada aqui pouco me interessa, então vou deixar passar a dica.

    Beijos, Nizz.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderBorrar
  6. Oi, Ivy! Tudo bem?
    Acho que nunca comentei por aqui, mas gosto muito da sua estrutura de resenha! Isso de linkar as coisas que mais gostou e que menos gostou nos livros ajuda muito para quem lê, a entender os principais pontos da história :D
    Acho que num livro de fantasia, a questão das histórias e mitologias deve prevalecer qualquer romance haha. Só pela sinopse eu já não gostei da Poppy! Achei que ela fosse mais centrada e não tão fútil! E 600 páginas é um verdadeiro calhamaço!!! Chocada haha.

    Estante Bibliográfica

    ResponderBorrar
  7. Nossa que capa bonita a desse livro!!
    Ai, ele parece ser super legal mas eu tenho uma raiva de livros que esquecem que personagens secundarios também são personagens e que não trabalham o arco deles sabe, me incomoda demais! E as cenas de sexo forçadas, não tenho condições pra isso. E em livros de fantasia o romance deve ser algo que acontece em segundo lugar, não algo que se sobreponha ao mundo.
    Adorei saber sua opinião sobre a história!!!

    ResponderBorrar
  8. Oi Ivy, sua linda, tudo bem?
    Que pena. Eu gosto tanto dessa autora. O livro ser cansativo em algum momento, até tudo bem, isso costuma acontecer em enredos de fantasia. Mas o romance e o casal não convencer, ser fraco, já me deixou receosa em fazer a leitura. Acho que ficaria incomodada também com as cenas que passaram a impressão de serem forçadas. Não esperava um livro assim dessa autora.
    bjs.
    cila.

    ResponderBorrar
  9. Mulher, eu sofri com esse livro também. Os capítulos longos e os vários nadas que se passa entre 30% e 65% do livro me fizeram também ter as suas mesmas considerações.
    Em relação ao casal, eu ainda não sei bem o que dizer
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderBorrar
  10. Oi, não conheço a autora ou os livros que ela publicou, uma pena esse lance de apressar o processo e não explicar bem as coisas, quando se cria algo novo, é necessário, pena que você não curtiu tanto.

    ResponderBorrar
  11. Oi Ivy.

    Eu não conhecia este livro e pela sua resenha parece ser uma história muito legal.Mesmo sendo uma leitura legal e original, acho que não seria uma leitura para o momento por causa do romance fraco e as cenas eróticas. Nada contra aos romances eróticos, mas estou dando um tempo nos romances. No entanto confesso que fiquei um pouquinho curiosa para conhecer as criaturas.

    Bjos

    ResponderBorrar
  12. Oi, Ivy!

    Também gosto muito da escrita da autora, mas parece que ela se perdeu mesmo nessa trilogia nova :( uma quantidade enorme mesmo pra um primeiro volume, que costuma ser mais introdutório, e uma pena também a história deixar a desejar, quando tinha bastante potencial.

    xx Carol
    https://caverna-literaria.blogspot.com/

    ResponderBorrar
  13. Olá, Ivy.
    Eu gosto dos livros Jovem Adulto da autora. Mas a saga Luz eu terminei na pura força de vontade porque achei uma cópia de Crepúsculo. Acho que vou deixar passar esse, mesmo achando o enredo interessante.

    Prefácio

    ResponderBorrar
  14. Oi, tudo bem?
    Eu já li alguns livros de romance da autora e amei muito, mas nunca tive vontade de ler a saga Lux. Porém, esse livro eu estou doidinha para ler por causa da capa hahaha. Uma pena que ele tenha te decepcionado. O universo parece ser interessante, mas acho que me incomodaria o espaço que o romance ganha. Em livros de fantasia, eu gosto que o romance fique bem em segundo plano. Mas, ainda assim, quero dar uma chance para essa história. Amei sua resenha e espero que o próximo livro funcione melhor para você.
    Beijos!

    ResponderBorrar
  15. Oi Ivy,
    Eu gosto da Jennifer, já li um livro dela (não foi Lux), mas foi uma experiência positiva. A autora até é minha amiga no facebook, rs.
    Uma pena que o romance é fraco, eu acho um dos pontos em que ela mais me agrada. Confesso que ainda gostaria de conferir a obra para saber qual seria minha opinião, mas tenho que esperar ser traduzida.
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderBorrar
  16. Olá tudo bem? Não conhecia o livro uma pena que a mesma não foi tão proveitosa quanto poderia, as vezes acontece né? Sinceramente não sei se daria uma chance á obra por agora, quase 700 páginas exige um tempo que no momento não tenho,beijos!

    ResponderBorrar
  17. Olá.
    Achei essa capa linda! Mas fui me decepcionando com o enredo enquanto avançava na sua resenha. Eu não gosto de protagonistas assim, ainda mais quando são mulheres, pois reforça um padrão que há muito já devia ter deixado de lado. Se é uma fantasia atual (publicada recentemente, digo) eu espero uma mulher forte, independente e que faça o seu próprio destino, caso o contrário já não me interesso nada pelo livro, como aconteceu com esse. O que é uma pena, pois a parte que você falou do mundo e das criaturas me deixou instigada, mas nem isso foi o bastante para me fazer adicionar o livro a uma possível lista de leituras (ainda mais pelo tamanho, nossa!). Espero que o segundo seja uma leitura melhor para ti e que a protagonista evolua em suas ações e pensamentos.

    www.sonhandoatravesdepalavras.com.br

    ResponderBorrar
  18. Eu amei tanto a capa e jurava que você iria adorar a leitura haha. Mas entendo totalmente seus pontos, são os mesmos que me incomodam geralmente.

    Abraço

    Imersão Literária

    ResponderBorrar
  19. Oi Ivy, tudo bem?

    Nunca li nada da autora, mas é uma pena que um livro com tanto potencial tenha acabado decepcionando. Adoro histórias com vampiros e faz um bom tempo que não leio nada do gênero, mas definitivamente o fato da autora ter perdido a mão em alguns elementos da obra me deixaram bem desanimada.

    Beijos;*
    Ariane Reis | Blog My Dear Library.

    ResponderBorrar
  20. Oi, Ivy

    Eu li Obsidiana da autora e gostei muito, mas acabei não dando continuidade.
    Acho bem bacana quando autores se propõe a dar uma nova cara a plots já tão explorados, mas tem que ser bem feito, né? E se tem uma coisa que me deixa chateada é quando os autores deixam de focar no desenvolvimento da história em si para focar no romance... preguiça!
    Que bom que apesar do pesares você ainda ficou curiosa com e espero que o segundo consiga melhorar o que esse ficou devendo. Na torcida aqui pra isso acontecer!

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderBorrar
  21. Concordo totalmente com sua resenha! A Poppy me fez passar muita raiva, por ser tão imatura e egoísta. Não consegui comprar o romance dos protagonistas e os dialógos dos dois me irritava bastante. Estava com altas expectativas com esse livro... Apesar do romance, que poderia ficar em segundo plano, vou acabar lendo o segundo livro, pois fiquei curiosa com a história e achei essa mitologia de vampiros e lobisomens bem interessante!

    ResponderBorrar
  22. Sou suspeita pra falar, adorei o livro!Amo um romance que contenham caras de meio sorrisos e falas espertinhas kkk Só achei que perdeu o brilho a partir dos proximos, onde o Hawke (que tera uma GRANDE REVELAÇÃO) fica cachorrinho demais da Poppy.

    ResponderBorrar
  23. Hey Ivy, tudo bem?
    Como uma boa fã de fantasia quero muito ler esse livro!
    Como o bom filho a casa torna, estou de volta para o mundo blogger e te convido a conhecer meu novo cantinho.
    Espero que tenha uma ótima semana!
    Meu blog é feat. Thamis (só clicar no link).

    ResponderBorrar



Subir