(Review 393) - Caraval (Caraval #1) - Stephanie Garber - De repente, no último livro

25 de octubre de 2020

(Review 393) - Caraval (Caraval #1) - Stephanie Garber

Título original: Caraval
Autor: Stephanie Garber
Editora: Novo Conceito (Brasil) /  Flatiron Books (EUA)
Páginas: 400
Ano de Publicação: 2017 (EUA) / 2017 (Brasil) 
Gênero: Fantasia Juvenil
Saga: Caraval
1. Caraval 
2. Lendário (Legendary)
3. Finale
Valoração: 
Goodreads / Amazon / Skoob


Scarlett nunca saiu da pequena ilha onde ela e sua irmã, Donatella vivem com seu cruel e poderoso pai, o Governador Dragna. Desde criança, Scarlet sonha em conhecer o mestre Lenda, do Caraval, e por isso chegou a escrever cartas a ele, mas nunca obtivera respostas. Agora, já crescida e temerosa do pai, ela está de casamento marcado com um misterioso conde, e certamente não terá mais a chance de encontrar Lenda e sua trupe, mas isso não a impede de escrever uma carta de despedida a ele. 


Dessa vez o convite para participar do Caraval finalmente chega à Scarlett. No entanto, aceitá-los está fora de cogitação, Scarlett não pretende desobedecer ao pai. Sendo assim, Dinatella, com a ajuda de um misterioso marinheiro, sequestra e leva Scarlett para o espetáculo. Mas, assim que chegam, Donatella desaparece, e Scarlett precisa encontrá-la o mais rápido possível. 


O Caraval é um jogo elaborado, que precisa de toda a astúcia dos participantes. Será que Scarlett saberá jogar? Ela tem apenas cinco dias para encontrar sua irmã e vencer esta jornada. 

Eu sou uma pessoa difícil de fazer releituras. Sempre fico com a impressão de que vou ser mais crítica do que a primeira vez que li o livro pelo fato de já conhecer a estória mas, quando se trata de sagas, é imprescidível reler de vez em quando, até para conseguir dar continuidade aos livros seguintes com a "memória bem fresquinha".


Caraval  foi minha primeira releitura desse ano e novamente não me desapontou. Lembro que quando li, (lá por 2017??) fiquei encantada pelo universo mágico e dei 5 estrelas para o livro. Hoje, mais exigente nas leituras, acabei notando algumas falhinhas perto do final que ficaram difíceis de ignorar, mas ainda assim foi uma experiência bem legal.


Scarlett  e Donatella Dragna  cresceram na ilha de Trisda, um lugar pequeno comandando pelo pai das garotas, o implacável governador Marcello Dragna. Desde que a mãe das meninas desapareceu, a vida das duas se tornou difícil, tendo de suportar as constantes punições injustas do pai cruel. Scarlett acredita que a única solução é se casar com o misterioso Conde que constantemente escreve cartas gentis. Ela espera conseguir levar Tella com ela para onde for viver. Mas tem um sonho que Scarlett nunca conseguiu realizar: participar dos jogos de Caraval, a misteriosa ilha mágica comandada pelo mestre Lenda, um enigmático homem que comanda um espetáculo reservado apenas à alguns poucos privilegiados. 

Poucos dias antes de se casar, após anos de cartas enviadas, o mestre Lenda finalmente responde a Scarlet. Ele envia convites para as garotas e mais um acompanhante, para que se juntem ao Caraval neste ano.

Scarlett não pode ir, se seu pai descobre a punição será cruel. Mas Tella acredita que viver um sonho é a única esperança que resta para a vida das garotas e quando Tella desaparece rumo a Caraval, Scarlett é obrigada a segui-la, acompanhada de Julian, um marinheiro íntimo da irmã. 

Chegando em Caraval, Scar descobre que para encontrar Donatella terá que ser parte do jogo, e se quiser vencer ainda poderá ganhar um desejo, concedido pelo próprio Lenda.

Caraval é mágico e é o sonho de Scarlett, mas conforme o jogo avança ela descobre que as coisas são mais sérias do que podem parecer e que talvez as intenções de Lenda sejam mais sombrias do que qualquer um poderia sequer supor.


Minha opinião:


Eu adoro a ambientação desse livro, me lembra um "País das Maravilhas" onde tudo é possível mas ao mesmo tempo é cheio de segundas intenções e tudo tem um preço. Mas nesta releitura notei alguns detalhes falhos. A autora desenvolve um universo novo, louco e incrível, mas o excesso de informações também confunde o leitor e a facilidade com que muita coisa se resolve também acaba frustrando porque parece que Scarlet está sempre um passo atrás.

Eu fiquei confusa com alguns detalhes de Caraval, não entendi alguns rumos que a trama tomava e achei algumas atitudes bem contraditórias e levianas. Tudo tem uma justificativa no final, é claro, mas as justificativas de alguns personagens achei fracas, vagas e até um pouco egoístas.


A escrita da Stephanie é maravilhosa porque é rápida. Em Caraval acontecem um turbilhão de coisas o tempo todo, e isso permite que a gente leia e sempre se surpreenda, porque a trama é bem imprevisível e cada hora vai mudando de rumo, vai apresentando uma reviravolta que inverte os papéis e não dá para conhecer exatamente as intenções de quase ninguén, à exceção da narradora Scarlett.


Temos vilões que desde o início já ficam marcados por sua tirania, e outros vilões ocultos que se revelam aos poucos, e isso vai surpreendendo bastante porque o leitor começa conhecer personagens cheios de segundas intenções em cada capítulo e passa até mesmo a questionar a sanidade da própria narradora, a Scarlet.


Eu gostei muito da Scarlett. Ela é super medrosa e contida no início porque carrega o fardo de querer ser responsável pela Tella e poupá-la das maldades do pai ao mesmo tempo em que se vê impotente disso já que quase nunca consegue o que quer. Ela é conformada demais, porém quando embarca em Caraval desabrocha e encontra uma força enorme dentro de si mesma. Eu gostei porque a metamorfose da personagem não vem de maneira súbita demais, mas é aos poucos, com cada escolha que Scar é obrigada a encarar, ela vai amadurecendo muito, se tornando também mais independente e determinada até parecer outra personagem perto do final. Gostei como ela se posicionou firme em confrontos difíceis perto do fim e estou curiosa em seguir acompanhando a trajetória da Scar , desta vez através do olhos da irmã, Donatella.


Aliás, tive problemas infinitos com a outra irmã Donatella. Personagem complicado de entender, Tella parece mimada, egoísta e esnobe desde o primeiro capítulo, mas acredito que ainda tem muito a revelar. Tella é engenhosa, esconde as cartas na manga e ficou a sensação de que vai me surpreender em "seu" livro, Lendário.


É impossível falar de cada personagem que vai aparecendo em Caraval, são tantos e tão cheios de facetas, brilho e mistério. Alguns se destacam mais que outros como o Dante, um garoto misterioso que participa do jogo, e também o pai das garotas, Marcello, que é um tremendo vilão ao mesmo tempo em que faz a gente se perguntar o que causou tanta mágoa e crueldade. Dentre tantos certamente é Julian, o marinheiro que acompanha Scarlett na sua jornada quem mais ganha importância. No começo ele não demonstra muito de si e não dá para saber o que esperar, desconfiei dele. Na metade ele me ganhou e passei a torcer bastante pelo personagem e terminada a leitura, tenho ainda sentimentos mistos com relação ao Julian ao mesmo tempo em que ainda espero conhecer mais de suas razões.


Um dos pontos que menos gostei foi o final. Achei apressado e pouco convincente, tudo se resolve de maneira tranquila demais, até mesmo fácil e isso me deixou desconfortável porque achei que o desenlace poderia ter sido bem mais sofrido, causando um impacto que fizesse a gente esperar por uma continuação ainda mais intensa que a primeira parte.

A autora deixa umas boas pontas soltas para a sequência, mas poderia ter entregado um final diferente. Faltou um final à altura para essa primeira parte.


O romance também não me cativou completamente. Uma das partes não demonstra completamente seus sentimentos e, perto do final, me deixou ainda mais confusa. Por enquanto, esse romance também não ganhou a minha torcida.


Concluindo:

O que eu gostei:


➽ A ambientação é rica e magnífica, a autora esbanja criatividade e um toque de magia à altura do País das Maravilhas de Alice ou até mesmo Oz de Dorothy.


➽ A evolução da protagonista Scarlet.


➽ As reviravoltas inesperadas


➽ Os personagens serem todos de caráter extremamente duvidoso.


➽ A escrita rápida e intensa de Stephanie Garber



O que eu não gostei:


➽ O final foi abrupto, pouco convicente e fácil demais.


➽ São tantos detalhes que às vezes fica confuso.


➽ Alguns personagens desapontam em suas argumentações


➽ Donatella é insuportável de conhecer


➽ O romance foi desigual, uma das partes não convence.

" Bem vindos ao Caraval! O maior espetáculo na terra ou no mar. Aqui vocês conhecerão mais maravilhas do que a maioria das pessoas vê em toda uma vida. Poderão beber magia numa taça e comprar sonhos engarrafados. Mas, antes que entrem no nosso mundo, devem recordar que tudo é um jogo. O que acontece atrás destes portões pode assustar ou encantar, mas não deixem que nada os engane."



"Antes, Scarlett sempre sentira que não tinha escolha. Agora, começava a perceber que tinha. Só precisava ser corajosa o bastante para fazer as escolhas difíceis."

Continua em:

Stephanie Garber é uma autora americana, cresceu no norte da Califórnia, onde foi comparada a Anne Shirley, Jo March e outros personagens fictícios com imaginação selvagem e traços teimosos. Quando ela não está escrevendo, ensina Escrita Criativa e sonha com sua próxima aventura. Lenda ainda não lhe enviou um convite para o Caraval.

Web Page Oficial: http://stephaniegarberauthor.com/

Instagram: Stephanie Garber










Até a próxima, 



Ivy

8 comentarios:

  1. Oi, Ivy!!
    Esse livro tá na minha lista há um tempinho já, ainda não tive oportunidade de comprar, mas quero muito ler!
    Os comentários positivos acerca dele me instigam muito!
    Foi bom ver o resuminho do que você gostou e não gostou, quando eu for ler, já vou pronta rs

    Beijinhos 😘
    Thay - Sankas Books

    ResponderBorrar
  2. Oi Ivy, como vai? Eu tenho vontade de ler este livro, mas ainda não tive oportunidade. Que bom que a leitura foi prazerosa pra você, embora alguns pontos não tenham lhe agradado. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderBorrar
  3. Oi, Ivy! Tudo bom?
    Ai que saudade desse livro! Foi uma grata surpresa e eu me apaixonei demais pelo universo e personagens (a Scarlet é um mozão supremo da vida). O segundo livro, meu deus o tanto de tiro porrada e bomba no emocional!
    Pena que a série floppou aqui no Brasil né, duvido trazerem o último volume pra cá :/

    Beijos, Nizz.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderBorrar
  4. Olá, Ivy.
    As ultimas releituras que fiz todas receberam uma nota menor do que da primeira vez hehe. Eu gostei muito desse livro, mas não li o segundo até agora que fiquei na esperança de publicarem o capa dura e pelo jeito nunca lerei o terceiro, a não ser que outra editora compre os direitos.

    Prefácio

    ResponderBorrar
  5. Oi, Ivy

    Como eu não gosto muito do gênero esse livro nunca chamou muito minha atenção, aí ainda tinha o adendo de ter sido comprado pela Novo Conceito e o resultado está aí, né? Eu não sou muito de fazer releituras, mas às vezes rola pelo mesmo motivo que o seu, de ler os novos volumes com a história fresca na cabeça. E é super normal a gente enxergar essas falhas numa nova leitura, a empolgação às vezes nos deixa um pouco cegas. hahahaha
    Que bom que a releitura foi proveitosa mesmo com as pequenas falhas que você encontrou dessa vez.

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderBorrar
  6. Nossa, eu amo Caraval mas Lendário é o meu favorito. A Tella é bem melhor de se acompanhar que Scarlett e ela melhora muito, você vai ver
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderBorrar
  7. Curto muito seus posts, são muito bem criativos e interessantes.. Sempre estou aqui lendo e compartilhando com minhas amigas...

    Beijos 😘.

    Meu Blog: Blog do Vinícius

    ResponderBorrar
  8. Ei, tudo bem? Eu tinha lido a sinopse desse livro ontem e fiquei interessada, me senti até confusa achando que tinha lido a sua resenha invés da sinopse, acho que é a idade batendo kkk. Mas eu li a resenha toda e achei que você fez ótimas considerações, o livro já está adicionado a minha lista de leituras. Beijocas!


    https://resenhabookshouse.blogspot.com/?m=1

    ResponderBorrar



Subir