22 de agosto de 2018
(Review 229) - Amaldiçoadas
Título original: Star Cursed
Autor: Jessica Spotswood
Editora: Arqueiro (Brasil) / Montena (Argentina) / Putnam Juvenile (EUA)
Cate Cahill tomou a decisão mais difícil de sua vida e resolveu largar tudo para proteger aqueles a quem amava, mas não poderia imaginar os obstáculos que ainda teria pela frente. Agora, vivendo disfarçada entre as outras moças da Irmandade, ela precisa se manter a salvo dos implacáveis caçadores de bruxas e lidar com grandes dilemas pessoais,como a distância de seu grande amore os conflitos que envolvem suas irmãs Tess, uma menina doce e ingênua que guarda um grande segredo, e Maura, a jovem bela e ambiciosa que pretende fazer de tudo para se tornar o centro das atenções. Será que Cate está pronta para liderar as bruxas de sua geração e ganhar o respeito de uma sociedade que condena a feitiçaria? E seria ela a bruxa da profecia, a mulher mais poderosa já nascida em muitos séculos e capaz de revolucionar a história do mundo? Envolva-se ainda mais na história de Cate e de todas as mulheres fortes que a cercam e segure seu coração para torcer pelo amor de Cate e Finn neste volume que traz revelações imperdíveis antes da conclusão da saga das irmãs Cahill.
Resenha:
Amaldiçoadas é a segunda parte da maravilhosa trilogia histórica sobrenatural As Crônicas das Irmãs Bruxas, uma série que está me conquistando em cheio, por conta de sua ambientação crível e realista, uma trama cheia de reviravoltas e segredos além de personagens bem caracterizados, com perfis que empolgam o leitor quer seja por sua maldade, quer seja por sua bondade. É sério mesmo, a trama desta trilogia até aqui tem sido tão apaixonante que o leitor é capaz de sentir-se ele mesmo imerso naquela realidade pós Inquisição, tempos em que o medo predominava e tudo o que fosse fora das regras era considerado "bruxaria".
A trama dessa segunda parte mantém o mesmo ritmo da primeira parte, Enfeitiçadas. O começo é sempre mais lento, detalhado, até mesmo enfadonho. É que Cate nos apresentará a Irmandade e os novos personagens que entram na trama aos poucos. Conheceremos com ela alguns segredos e também teremos um monte de dúvidas à respeito do caráter e objetivo final de cada personagem e também da própria Irmandade. Sendo que a autora precisa colocar o leitor confortável com tantas informações, a primeira parte do livro acaba ganhando um tom bem mais devagar, porém necessário.
À partir da metade os acontecimentos passam a ser mais intensos e a trama começa a ficar impactante em cada página. Novos vilões, vários segredos vindo à tona, descobertas que mudam tudo e a fúria latente dos Irmãos conduzindo à uma nova e perigosa caça às bruxas darão o tom à segunda parte do livro. Cate a suas irmãs precisam salvar à si mesmas e também à toda uma geração de mulheres que passa a ser diretamente atacada pelos Irmãos.
Eu adorei a mudança de ambientação da segunda parte. No primeiro livro conhecemos Chatam, a pequena cidadezinha onde cresceram as irmãs. Um vilarejo conduzido com mão de ferro pelo Irmão Ishida.
Aqui o leitor embarcará na Nova Londres, a grande cidade que abarca cultura, modernidade e diferentes povos. Embora a autora não forneça detalhes excessivos, ela oferece o suficiente para que o leitor possa visualizar com tranquilidade o novo entorno de Cate Cahill e suas duas irmãs. A descrição das ruas, da sociedade da época, do convento onde moram e também de lugares sinistros que visitarão é feita de maneira simples e leve, perfeita para o leitor entender o desenrolar da trama.
O trabalho de pesquisa histórica fica nítido em vários detalhes da trama, e as informações que a história oferece sobre aquele período bem nefasto são muito interessantes.
Eu gosto muito da narrativa da autora. Ela nunca acelera demais, mas também não permite que a trama se extenda ou fique carregada em detalhes desnecessários.
Jessica Spotswood tem uma maneira especial de nos contar sua história. Através da voz em primeira pessoa de Cate Cahill, o leitor se sente preso à história, querendo ler até o final sem parar se possível.
Falando em Cate, esse personagem passa por uma transição notável. A protagonista me pareceu chatinha e medrosa na primeira parte, mas aqui neste livro estará mais desconfiada, mais atrevida e mais valente, disposta à fazer renúncias e também disposta a ser um pouco egoísta quando necessário. Eu gosto desta protagonista justamente por isso: Cate não é perfeita e nem altruísta demais. Ela tem um coração lindo, mas quando necessário coloca seus desejos em primeiro plano sim! Isso a faz ser mais humana aos olhos do leitor, e mesmo quando comete erros, a gente consegue entender suas motivações e perdoá-la.
As outras duas irmãs também são personagens desenvolvidos com perfeição. Tanto Tess quanto Maura possuem personalidades intrigantes, explosivas, que não deixam o leitor indiferente.
Queria começar a ler Predestinadas, a última parte já. Mas a fila de livros por aqui está me desencorajando por enquanto. Quem sabe se sobrar um tempo nesse mês eu ainda me lanço na terceira parte.
Estou muito curiosa pra conhecer o desfecho da trilogia, principalmente porque essa segunda parte nos oferece um final muito desconcertante, trágico e inesperado, daqueles pra deixar o leitor sem dormir pensando no que ocorrerá com as irmãs Cahill e os seus.
Em resumo, Amaldiçoadas é uma continuação impecável, que surpreende e que ao final deixa saudades e uma curiosidade louca em seguir lendo a trilogia. A série toda é maravilhosa, misturando romance histórico com toques sobrenaturais que combinam com perfeição. Tudo em Amaldiçoadas foi bem escrito, desde seus personagens, até a trama e a ambientação, portanto, se você busca uma série que prende, comove e deixa o leitor com o coração apertado, ambientada em tempos inquietantes, dê uma chance à esta trilogia, que já está inteira publicada em português.
Jessica Spotswood cresceu em uma cidade pequena na Pensilvânia, onde gostava de nadar, tocar clarinete, e memorizando falas peças da escola, ou com mais freqüência com o nariz nos livros. Escreve desde que pequena, mas estudou teatro na faculdade e pós-graduação. Agora vive em Washington, DC, com o marido e um gato fofo chamado Monkey.
Web Page Oficial: http://jessicaspotswood.com/
Twitter: Jessica Spotswood
Até a próxima,
Ivy
Oie
ResponderBorrarQue bom que você está gostando dos livros, eu li somente o primeiro e não foi a leitura que eu esperava. Mas eu amo estas capas.
Beijinhos
https://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com/
Oi Ivy, tudo bem?
ResponderBorrarQuando vi o título da resenha já fiquei louca pra ver sua opinião. Sou tão apaixonada pela série quanto você e concordo com praticamente tudo que você disse a respeito, é mesmo uma série de livros encantadora, pra mim ainda falta o último a ser lido mas tenho certeza de que não me decepcionarei :)
Abraços
Oi, Ivy
ResponderBorrarComentei aqui que queria ler essa trilogia mas nunca recebi um incentivo, agora com sua resenha fico mais propensa a querer começar. Sempre quis ler mais sobre bruxas, é um assunto que me interessa muito e é ótimo ver que a autora consegue desenvolver bem a narrativa apesar do começo lento.
Beijos
http://www.suddenlythings.com
Ois Ivy,
ResponderBorrarsempre fui apaixonada pelas capas dessa trilogia, mas por algum motivo nunca comprei ou li nenhum deles. Agora com essa resenha acho que me reacendeu o interesse. Quem sabe não acho eles a um preço acessível por aí, né?
Att.,
Eduarda Henker
Queria Estar Lendo
Oi Ivy,tudo bem?
ResponderBorrarEssa série nunca despertou minha curiosidade, mas eu gostei da sua resenha, os pontos apresentados, mostram que a autora criou uma trama interessante, que sem dúvida deve cativar os fãs do gênero.
*bye*
Marla
https://loucaporromances.blogspot.com.br/
Oi, Ivy!
ResponderBorrarMenina do céu, eu tenho que ler esse livro.
Começos enfadonhos quase sempre me fazem abandonar a história, mas aqui já vou ciente que tudo melhora.
Beijos
Balaio de Babados
Oi Ivy!Eu li apenas o primeiro e a forma opressora como as mulheres são tratadas me deixaram muito revoltada. Que bom que a sequencia te agradou tanto, tomara que o desfecho seja ainda melhor. Bjos!! Cida
ResponderBorrarMoonlight Books
Oi Ivy, tudo bem?
ResponderBorrarJá tinha curtido sua resenha do primeiro livro, e saber que a autora mantém a qualidade da trama me anima. É uma série que vou anotar o nome pra ler futuramente. ;)
Beijos,
Priih
Infinitas Vidas
Oi Ivy!
ResponderBorrarQue delícia essa sensação de, mesmo sabendo que ainda tem um livro para frente, já estar sentindo saudades antecipadas pelo fim da trilogia. Tomara que a série ganhe o desfecho que merece.
Beijos,
Alem da Contracapa
Já tinha ouvido falar do livro, mas conhecia ele por ser um livro bem mediano
ResponderBorrarE lendo sua resenha fiquei bem animada para dar uma chance a série.
Achei a premissa bem interessante, e gostei do alerta sobre o começo ser mais lento, mas necessário
ÓTIMA resenha.
Oi, Ivy!
ResponderBorrarAinda não li essa série, mas eu tenho interesse por ela.
Que bom que gostou e se aventurou nesse universo crível criado pela autora.
É tãããããão bom quando o autor não estende demais e nem corre demais com a história, né?
Ah, e queria dizer que amo essas montagens com imagens que tem a ver com a história.
São lindas, em todas postagens.
<3
Beijooos
www.casosacasoselivros.com
Olá, tudo bem? Menina, eu já tinha visto o primeiro livro por aí, mas não sabia sobre o que era a história. Agora que soube que é romance com sobrenatural já fiquei doida pra ler, pois adoro livros que mesclam essas duas coisas incríveis. Adorei tua resenha e fiquei com muita vontade de ler a triologia!
ResponderBorrarBeijos,
Duas Livreiras
Olá
ResponderBorrarPor mais que eu já sei desses livros a um tempo nunca tive a curiosidade de saber mais um pouco do livro e sua resenha me deixou um pouco curiosa para entender um pouco mais sobre essas bruxas dica anotada
Olá, Ivy.
ResponderBorrarEu amei esse segundo livro e acredita que até hoje não consegui comprar o ultimo hehe. Eu queria entrar no livro e esfregar a cara da Maura no chão. Garota insuportável. Já a Tess e a Cate eu gostei muito hehe.
Prefácio
Oi, Ivy!
ResponderBorrarAinda não li o primeiro volume, mas tenho muita curiosidade com essa trilogia. Já imaginava que a história fosse sensacional e sua resenha só me confirmou isso!
xx Carol
http://caverna-literaria.blogspot.com/
Oi, Ivy!
ResponderBorrarMenina, estou amando ver suas impressões sobre essa trilogia haha Eu já li faz tanto tempo que estou tendo uns flashbacks quando leio suas resenhas. Espero que você goste do último livro e que ele faça jus as suas expectativas!
Beijinhos,
Galáxia dos Desejos
Oi Ivy! Eu li a resenha aqui do primeiro e fiquei bem interessada, essa pegada misturando sobrenatural e romance história parece muito boa! Fico feliz que a serie continue agradando!
ResponderBorrarBjs, Mi
O que tem na nossa estante
Parabéns pela resenha Ivy! Já li a trilogia As Crônicas das Irmãs Bruxas e amei! Beijo!
ResponderBorrarwww.newsnessa.com
Oie td bem? Raramente leio coisas sobre bruxas, mas este livro parece ser interessante, fiquei curiosa para saber mais da profecia e conhecer Cate melhor!
ResponderBorrarÉ muito interessante essa mistura do histórico com o sobrenatural.. fico muito curiosa com essa história, principalmente sabendo que você está adorando!
ResponderBorrarwww.vivendosentimentos.com.br
Eu estou louca para ler os livros dessa série e adorei a sua opinião sobre esse volume. Eu acho que os livros podem me agradar muito, mas venho adiando um pouco a leitura por ter outros na frente para comprar. Mas gostei muito de conhecer um pouco mais sobre a trama e ver a sua opinião sobre a leitura.
ResponderBorrarOi Ivy, sua linda, tudo bem?
ResponderBorrarSempre quis ler essa trilogia, mas lançaram tantos livros depois dela, que acabei esquecendo, acho que só tenho o primeiro livro. Já vi que irei gostar desse final, eu entendo bem esse sentimento de desespero para saber o que acontece em seguida. Sua resenha ficou ótima!!!
beijinhos.
cila.
http://cantinhoparaleitura.blogspot.com/
acho a capa dessa e das outras obras lindissimas mas nunca li e nunca me senti animada em ler;
ResponderBorrarOlá, tudo bem?
ResponderBorrarEu (Yvens) já conhecia esse livro, acho a capa maravilhosa, mas o fato de ser uma trilogia me desanima, pois eu acabo lendo muitos livros, livros diversos. Parabéns pela resenha, vou anotar a sua dica!
Abraço!