(Review 177) - O Ceifador (Scythe, #1) - De repente, no último livro

20 de febrero de 2018

(Review 177) - O Ceifador (Scythe, #1)

Scythe
Neal Shusterman

Editora Seguinte / Nocturna Ediciones / Simon Schuster
448 Páginas
  Distopia 
Goodreads /Amazon / Saraiva / Skoob 
★★★

Para leer en Español, haz click AQUI
A humanidade venceu todas as barreiras: fome, miséria, enfermidades, guerras... Até mesmo a morte. Agora os ceifadores são os únicos que podem pôr fim a uma vida, impedindo que o crescimento populacional vá além do limite e a Terra deixe de comportar a populacão por toda a eternidade. Citra e Rowan são adolescentes escolhidos como aprendizes de ceifador - um papel que nenhum dos dois quer desempenhar. Para receberem o anel e o manto da Ceifa, os adolescentes precisam dominar a "arte" da coleta, ou seja, precisam aprender a matar. Porém, se falharem em sua missão - ou se a cumplicidade no treinamento se tornar algo mais -, podem colocar a própria vida em risco.  
 Resenha:


*** Resenha escrita em 23/06/2017 e originalmente postada no blog Resenha Atual, onde estive como colaboradora.

Neal Shusterman é um simpático autor de ficção científica e distopia que, pouco a pouco, vem conquistando com seus livros um lugar cativo no coração dos leitores e também em nossas estantes. Suas histórias são conhecidas pela originalidade empregada, o autor foge do convencional, agregando às suas tramas um toque mais macabro e único, e sua narrativa, carregada de cenas de ação e reviravoltas inquietantes, conseguiram me prender de imediato, me deixando com muita vontade de ler as outras séries do autor (todas com valoração bastante alta no Goodreads).

O Ceifador não poderia ter uma proposta mais interessante. Quando a humanidade venceu a morte, o mundo alcançava a perfeição. A Nimbo Cúmulo, uma grande rede de dados, controla países inteiros, com perfeição e sem falhas. Os antigos governantes corruptos passaram a ser parte apenas dos velhos livros de história sobre a terrível "Era da Mortalidade", quando o ser humano era obrigado a enfrentar guerras, pestes, fome e a morte mesma. 
Em substituição à morte e até mesmo ao inevitável destino final que acometia aos humanos da Era da Mortalidade, o mundo assistiu ao surgimento da Ceifa, um grupo de nobres homens e mulheres que possuem uma única missão: ceifar vidas, garantindo assim o equilíbrio da sociedade. 
A figura do Ceifador passou a ser temida, respeitada, cultuada. Um Ceifador parece estar acima do bem e do mal e suas decisões jamais são questionadas. A Ceifa é totalmente independente e nem mesmo a Nimbo Cúmulo, governante geral do mundo, pode interceder nos assuntos relativos à Ceifa e aos Ceifadores.

Quando Citra e Rowan, dois adolescentes bastante diferentes entre si, são escolhidos pelo ceifador Michael Faraday  como seus aprendizes, nenhum dos dois parece disposto à aceitar a missão. Porém, a garantia de imunidade às suas familias enquanto durar o treinamento termina por convencer à ambos. 
Quando o destino da Ceifa começa a ser corrompido por um grupo de ceifadores impiedosos, Citra e Rowan deverão escolher muito bem qual caminho cruzar, pois em um mundo de prestigio e poder aonde nem mesmo a morte é capaz de surpreender-nos, a traição cobra um preço alto.


Narrado em terceira pessoa, os capitulos estão intercalados entre Citra e Rowan, que, num primeiro momento parecem não possuir nada em comum, porém, pouco a pouco o leitor pode acompanhar como se forma um vinculo de amizade, fidelidade e cumplicidade entre os dois jovens, à medida que seus caminhos parece tornar-se mais perigoso e mortal.
E com esse universo por vezes cruel, e por vezes nebuloso, Neal Shusterman nos faz questionar sobre a verdadeira lealdade, e os limites da corrupção e maldade humanas quando somos capazes de ultrapassar todos os limites. 
A originalidade do autor é alucinante. Neal nos surpreende à todo o instante apresentando-nos uma sociedade altamente organizada, mas ao mesmo tempo à ponto de sucumbir justamente por conta de sua própria perfeição. 

Recomendo O Ceifador para todos, gostem ou não de distopias. É sério mesmo! O tema abordado é demasiado interessante como para deixar passar, además, é impossivel não ficar curioso para desentranhar os segredos assustadores que pode haver por trás da Ceifa. 
Um livro que nos convida a refletir sobre a perfeição da sociedade que tanto buscamos e nos faz perceber que, às vezes, ter o controle absoluto pode significar também a própria ruína. 
Imperdível e altamente recomendado, espero ansiosa pela segunda parte dessa trilogia empolgante.


33555224

Imagen relacionada

Resultado de imagen para neal shustermanNeal Shusterman nasceu em Nova York em 1962 e atualmente é um dos maiores escritores de literatura juvenil dentro do gênero da distopia. Aos 16 anos de idade viveu com sua família no México. Posteriormente voltou para os Eua, onde se graduou na Universidade da Califórnia, em Psicologia e Teatro. Também na Universidade iniciou na escrita, em uma coluna humorística, onde obteve grande sucesso. No ano de sua formatura conseguiu seu primeiro contrato para publicar um livro e também um roteiro para o cinema. Desde então, não parou mais. Já ganhou inúmeros prêmios com suas obras e atualmente ainda vive na Califórnia, com sua esposa e seus quatro filhos que, segunda suas próprias palavras, são a sua fonte de inspiracão.
Web Page Oficial: http://www.storyman.com/

Twitter: Neal Shusterman



Beijokas!!!

Nos Lemos...


Alice

36 comentarios:

  1. Oi, Alice.
    Não sou fã de fantasia como sempre gosto de ressaltar mas ultimamente tem sido lançadas muitas histórias que realmente quero ler, como Ceifador, que tem uma ideia muito original. Eu tinha Fragmentados do autor mas acabei trocando no skoob, porém espero ler essa obra e realmente gostar.
    Beijos
    http://www.suddenlythings.com/

    ResponderBorrar
  2. Olá, eu estou louca por este livro tem um tempo já. Tenho lido distopias e o gênero me agradou. Gostei muito da tua opinião.
    Bjos
    Vivi
    http://duaslivreiras.blogspot.com.br/

    ResponderBorrar
  3. Oi Alice! Eu amei este livro, um dos melhores que li ano passado e não vejo a hora de conferir a sequencia. Este autor cria realidades tão maravilhosas e que sempre me deixam um tantinho assustada. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderBorrar
  4. Olha, eu não gosto de distopias, mas tenho visto tantos comentários positivos sobre esse livro que fiquei curiosa com ele. Gostei de conhecer um pouco mais através da tura resenha.

    ResponderBorrar
  5. Oii Alice, eu amo distopias, apesar de não ler tantas. Eu estou super curiosa para ler esse livro já que muitas pessoas falam bem e amo livros que nos fazem refletir.
    - Beijos,Carol!
    http://entrehistoriasblog.blogspot.com.br/

    ResponderBorrar
  6. Oi Alice, eu não gosto de distopias, mas depois da sua resenha e sendo o livro do Neal Shusterman eu já fico interessada, já li outro do autor e amei!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderBorrar
  7. Só escuto elogio sobre esse livro, acho muito legal isso mas não é um gênero que me chame a atenção, quem sabe futuramente, mas agora não é um livro que me desperte a vontade. Mesmo assim, obrigada pela dica.

    Bjs

    ResponderBorrar
  8. Gostei muito da sua resenha, ainda não li esse livro!

    http://submersa-em-palavras.blogspot.com.br/

    ResponderBorrar
  9. Parabéns pela resenha Alice! Já li O Ceifador e curti bastante. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderBorrar
  10. AAAAAAAAAAAeu amo esse livro! Inclusive tô relendo pra no lançamento do segundo tá tudo bem fresquinho na memória. Adorei a resenha <3

    ResponderBorrar
  11. Essa é uma distopia que esta na minha lista de desejos, mas que eu fico adiando para comprar junto com as continuações, acho que não dormiria querendo saber o desfecho de um enredo tão bem arquitetado. Gostei muito de saber a sua opinião sobre o livro, espero que quando ler o segundo nos conte o que achou.

    Abraços.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderBorrar
  12. Oi, Alice!
    Eu vi esse livro em um outro blog outro dia e fiquei bem curiosa para conhecer mais sobre ele.
    Gosto muito de livros que tratam de assuntos importantes e de uma forma correta. Vou colocar na minha lista e espero ler em breve!
    Beijinhos,

    Galáxia dos Desejos

    ResponderBorrar
  13. Olá, Alice.
    Eu tenho esse livor na minha estante mas não sei quando vou ler. Eu gostei muito da escrita do autor de outros livros dele que eu li, mas como sei que ele demora para terminar suas séries, vou aguardar lançar os outros para ler hehe.

    Prefácio

    ResponderBorrar
  14. Olá!! :)

    Eu confesso que não conhecia este livro ainda! Ainda bem que gostaste! Não obstante a capa, achei bem interessante!

    Que bom que o ambiente oscila entre o nebuloso e o cruel! Adoro, assim como as distopias! QUero mesmo ler!

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderBorrar
  15. Essa distopia está na minha lista de desejados já faz um tempo. E lendo sua resenha só fiquei com mais vontade. <3 A proposta é muito interessante.

    Sai da Minha Lente

    ResponderBorrar
  16. Eu acabei de ler esse livro hoje. E amei a leitura como fazia tempo que não amava uma distopia, achei a ideia muito boa.
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderBorrar
  17. Ola Alice,
    Esse livro já está na minha lista de desejados há algum tempo, curto muito distopias e esse enredo me chamou bastante atenção espero poder estar lendo em breve e como você espero gostar do livro.
    Beijos
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    https://leiturakriativa.blogspot.com.br

    ResponderBorrar
  18. EU JA LI E RECOMENDO ,MUITO BOM EU LI EM 2017 E AMEI EMPRESTEI PARA MINHA FILHA QUE AMA LIVROS ASSIM COMO EU .

    https://mundodaveeh.wordpress.com/.

    ResponderBorrar
  19. Oi Alice!

    Adorei a review!
    Esse livro já estava na minha lista de leitura (depois da tua review, ainda mais) e estou só esperando ele chegar, pois já garanti comprando nesse mês!

    Beijos
    http://espiraldelivros.blogspot.com

    ResponderBorrar
  20. Oie
    Sou curiosa por ler este livro e sua resenha me deixou mais animada, a trama parece ser muito boa e enredo diferente de tudo que já li.

    Beijinhos
    https://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderBorrar
  21. Oi Alice!

    Tudo bem? Todo mundo fala super bem desse livro, mas eu não tenho vontade nenhuma de ler O O Ceifador, e não entendo muito o motivo porque eu adoro distopias e tal, mas acredito que seja porque estou meio enjoada do gênero.

    Quem sabe em outra época... Mesmo assim, que bom que amou tanto e que recomende o livro <3

    Beijinhos
    www.paraisoliterario.com

    ResponderBorrar
  22. Conheço o livro, só não tinha me tocado que era trilogia... Já tem um tempo que não leio distopia, e esta ideia dos ceifadores perderem a cabeça por conta do poder foi muito boa.
    Bjs, Rose.

    ResponderBorrar
  23. Oi Alice,

    Estou doida para ler esse livro desde que foi lançado, mas sempre acabo pegando outros na frente.
    Fico feliz em saber que você gostou, me deixa mais animada para a obra.
    Bjs
    http://diarioelivros.blogspot.com.br/

    ResponderBorrar
  24. Olá!
    Curto muito uma distopia e fiquei bem curiosa com enredo deste livro. Já vou procurar pra começar a leitura.
    Obrigada por compartilhar. Bjs

    ResponderBorrar
  25. Eu nunca li esse livro, mas mesmo parecendo bem diferente do que costumo ler.. a proposta parece ser bem legal, a ideia da história me da muita curiosidade em conferir..

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderBorrar
  26. Oi Alice!
    Já li muitas resenhas positivas sobre esse livro e sendo bem sincera, ele ainda não me chamou muita atenção. Mas quem sabe eu não dou uma chance para ele esse ano :)
    Apesar de tudo, fiquei curiosa. Amei a resenha.

    Bjs!

    ResponderBorrar
  27. Oiee tudo bem?
    Já tem um bom tempo que eu tô louca pra ler esse livro, mas ainda não tive a oportunidade e resenhas como a sua só me deixam com mais vontade, adorei saber as suas concepções da obra, beijoos

    ResponderBorrar
  28. Olá, eu tenho muita vontade de ler O ceifador. Acho a premissa super original, além de gostar bastante de distopias (apesar de ler poucas).

    ResponderBorrar
  29. Olá!
    Esse livro está na minha lista de leituras. Mas estou esperando a continuação, justamente por ser um gênero que leio pouco, se começar agora quando os próximos saírem vou me perder na ordem das coisas e quero aproveitar ao máximo a interação entre os personagens.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderBorrar
  30. Olá
    muito legal saber que aborda temas tão interessantes, eu recebi o livro mas de primeira não me atraiu muito, ainda assim é uma dica muito boa por parece ser um enredo tão fluido e inteligente, parabéns

    beijos
    http://www.prismaliterario.com.br/

    ResponderBorrar
  31. Olá!

    Apesar dessa capa lindíssima, não me chama a atenção, já estou enjoada do gênero, pra mim já saturou, parabéns pela resenha, muito bem escrita.

    ResponderBorrar
  32. Oi, eu só ouço elogios para esse livro, e realmente, ele parece muito intrigante, forte e denso. Adorei o fato de trazer tantas reflexões sobre a sociedade e de certa forma algumas coisas com as quais nos identificamos, ppelo visto. Tomara que a continuação seja super interessante.

    ResponderBorrar
  33. O tema do livro me atrai, a imortalidade é algo bem tenso para se tratar, a capa sempre chamou minha atenção e conforme lia resenhas, sabia que a proposta é para mim.

    ResponderBorrar
  34. Ola
    Estou com esse livro na minha lista de pedido de aniversário espero muito ganhar. Já li otimas resenhas sobre e tbm me foi muito recomendado.
    Então bora ler.
    Bjus

    ResponderBorrar
  35. Olá,
    Desde o lançamento que quero muito fazer a leitura da obra, mas infelizmente ainda não consegui.
    Sou grande fã de distopias e já ouvi falarem muito bem da obra, sem contar que a capa é maravilhosa (sou meio doida por capas).
    É incrível como em obras do gênero podemos ter tantos questionamentos sobre a sociedade que vivemos e, neste, que seja levantada as consequências da busca pela perfeição e o preço que isso pode ter, levando-nos às ruínas.

    LEITURA DESCONTROLADA

    ResponderBorrar



Subir