(Review 17) - Graceling - De repente, no último livro

15 de agosto de 2015

(Review 17) - Graceling

3236307Título Original: Graceling
Autor: Kristin Cashore
Editora: Harcourt
Páginas: 471 Páginas
Publicação: Outubro de 2008
*** Livro 1/3 - Trilogia Os Sete Reinos (Graceling Realm) ***


SINOPSE:

A jovem guerreira Katsa tem olhos de cores diferentes: um azul e outro verde. Esta peculiaridade não ressalta apenas a beleza da jovem, mas é também a marca de um verdadeiro graceling, alguém com um dom extraordinário. Alguns são excelentos nadadores, dançarinos, cozinheiros, matemáticos. Mas o dom de Katsa é diferente e único: ela possuí a habilidade de lutar e matar. Por causa disso, ela é usada como assassina pelo cruel rei de Middluns, o sue próprio tio. Consumida pela culpa, Katsa cria o Conselho, uma confraria a partir da qual passa a promover missões secretas para prevenir injustiças e lutar pela liberdade.



RESENHA:

8586039Graceling é um livro que, embora eu não tenha odiado, também não me fez morrer de amores. É apenas um livro que serve para relaxar, passar algumas horas de distração, mas não um livro marcante ou inesquecível. Eu não sei se minhas expectativas estavam altas demais por esse livro ou se realmente é o caso de ser um livro bom, mas não excepcional. 
No geral, o livro é bem escrito, coerente, mas algumas coisas me deixaram confusa, houveram coisas que eu gostaria muito que houvessem sido diferentes, e sinceramente eu não senti nenhuma identificação ou afeto pelos personagens principais, o que acabou por ser mais um ponto em contra com essa primeira parte da trilogia Graceling.
Katsa não me agradou de jeito nenhum no começo do livro, por volta da metade do livro eu comecei a ter por ela um pouco de simpatia, mas agora, ao final, não sei dizer exatamente o quanto o personagem me agradou ou não.Seguramente posso dizer que não foi meu personagem feminino favorito.
Na verdade foram os personagens secundários da trama que terminaram mesmo me cativando. O casal principal não conseguiu me conquistar e eu tive muito mais interesse pelos outros personagens como Giddo, Oll e Raffin, os leais amigos de Katsa. Estes sim me encantaram e as partes que eu mais desfrutei foram nas quais estes personagens estavam.
A pequena Bitterblue também me ganhou, e me anima saber que a última parte da trilogia tem exatamente ela como personagem principal, porque eu realmente tenho curiosidade de saber como será sua personagem como adulta.
A entrada de Bitterblue, por volta da metade do livro, deu um novo fôlego e impulso à história e fez a personagem de Katsa ficar bem melhor.
Desde pequena, Katsa tem uma graça, porém a sua graça não é como as demais graças. Katsa nasceu com a graça, o dom de matar. E essa graça impõem o medo e a rejeição das pessoas por ela. O livro não diz a idade de Katsa mas dá a entender que ela é ainda uma adolescente. Embora seja ainda jovem, Katsa é temida por todas as pessoas em seu reino e ela é a assassina pessoal da guarda do cruel rei dos Middluns, responsável por punir todos os considerados traidores do reino.
Quando o príncipe Po, dos Lienid, um outro reino (são 7 reinos no total) entra em seu caminho, a visão de Katsa sobre as coisas começa a mudar. Po não tem medo dela como as outras pessoas e fala com ela como se ela fosse uma garota perfeitamente normal, ignorando sua graça. Po é capaz de enxergar um lado humano em Katsa, que ela tenta a todo custo esconder das pessoas. A príncipio essa atitude de Po coloca Katsa na defensiva, isso a deixa desconfortável e irada, mas com o tempo uma relação de amizade sincera e confiança cresce entre os dois e Katsa alcança o valor que precisa para finalmente confrontar seu tio, o rei dos middluns e abandonar sua condição de assassina. 
Isso teve um preço alto para Katsa. Ela foi expulsa do reino, e não restou outra alternativa a não ser partir com Po, rumo a terras distantes. A viagem é perigosa, as cidades e reinos são bastante distantes uns dos outros, com muros e guardas ao redor, como eram em realidade mesmo nos tempos medievais (lembra das muralhas de Jericó na Bíblia Sagrada?)
No meio dessa perigosa viagem, Katsa descobre mais de si mesma e também de seu leal companheiro, Po.
Eu gostaria que Katsa fosse um pouquinho mais doce. Eu sei que a sua situação é muito difícil, ela foi criada para ser uma assassina, mas eu queria ver uma Katsa com um lado doce, e algumas palavras ou atitudes suas são um pouco complicadas de se entender, para mim.
Po, ao contrário, é amável e simples, porém é um personagem que fica estável durante todo o livro, sem desenvolvimento ou mudanças e ficou cansativo.
A história em si se desenvolve muito bem. Kristin Cashore tem uma excelente escrita, e conseguiu criar um cenário fantástico e muito interessante, que te deixa com vontade de desvendar mais e mais e os personagens secundários são geniais.
Embora não seja um livro inesquecível, possui uma boa trama e consegue nos prender e distrair. É um livro que se lê muito rápido já que a trama, o cenário, os segredos e intrigas acabam nos deixando presos à história.
O final (de novo!) me deixou frustrada. 
Não é que tenha sido um final péssimo, porém não foi o final que eu esperava, foi um final que eu não gostei e por ser um livro conclusivo à respeito da historia de Katsa (os outros dois livros são com outros personagens), o final é definitivo para estes personagens e eu não curti muito, gostaria que a autora houvesse decidido por um rumo diferente.


PONTUAÇÃO:



E vocês? Já leram a série Graceling? 
Um grande Beijo à todos! Nos Lemos !!!!


9 comentarios:

  1. Boa tarde
    Amei esse post, mas já que você so deu 3 parao esse livro nem vou ler
    Desejo que você tenha um ótimo final de semana
    Beijokas!!!
    http://viciadasemlivros911.blogspot.com.br

    ResponderBorrar
    Respuestas
    1. Kênya, a história em si até é boa, mas não senti química com a protagonista, achei ela rude, não consegui pegar simpatia nela, por isso o 3.

      Beijokas

      Borrar
  2. Oi Alice,
    Gostei da dica e da resenha, mas uma pena que o livro não superou suas expectativas.
    Apesar do enrendo envolver a matança, ele me parece bem juvenil..para passar tempo mesmo.
    Não negaria a leitura.

    bjs e tenha um ótimo domingo
    Nana - Obsession Valley

    ResponderBorrar
    Respuestas
    1. Ahhhhhhh e muito obrigada pelos parabéns ♥

      Borrar
    2. Nana, ele é bem juvenil, mas a escrita é até que atraente, meu problema mesmo foi que não gostei da protagonista e aí a gente não se apega muito à história.

      Beijokas

      Borrar
  3. Oi Alice!
    Gosto muito desse estilo fantástico e me interessei pela obra. Pena que o final foi desagradável, isso me frustra muito. =/ Como ando evitando começar séries, gostei de saber que o primeiro volume encerra a história desses personagens!
    Beijos,

    Priscilla
    http://infinitasvidas.wordpress.com

    ResponderBorrar
    Respuestas
    1. Sim Pri, embora seja uma trilogia, cada livro fala sobre um personagem. O livro 2 inclusive se passa em uma época diferente desse se não me engano. Essa é a vantagem da série.

      Beijokas

      Borrar
  4. Oi Alice tudo bom?
    Ai eu sou louco por esse livro mas ele é caro demais, ai o final é broxante? Desanimei kkk

    Beijos

    http://penelopeetelemaco.blogspot.com.br/

    ResponderBorrar
    Respuestas
    1. Telemaco, eu não curti o final não...mas, questão de gosto pessoal....A parte boa é que ele tem muita aventura e aquela curiosidade dos reinos medievais e tal, que é um cenário que deixa a gente intrigado por saber mais

      Beijokas

      Borrar



Subir